Rio Branco terá sua primeira eleição biométrica neste ano. Isso se deve ao cumprimento da Resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nº 23.335/2011, na qual as cidades que atingem o mínimo de 80% de recadastramento do eleitorado podem realizar eleição utilizando biometria, meta que a capital acreana alcançou na última sexta-feira, dia 14. Com isso, o Acre já soma três municípios recadastrados: Assis Brasil, Bujari e Rio Branco.
O sistema eletrônico de votação adotado no Brasil é referência mundial. A implantação da sistemática de identificação com inclusão de impressões digitais, fotografia e assinatura digitalizada do eleitor permite a revisão do eleitorado com coleta de dados biométricos e mais segurança na eleição. Em 2015, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Acre vai avançar com o recadastramento para o interior do Estado, pois, de acordo com o planejamento do TSE, todo o Brasil deve ter eleições biométricas até 2018.
Sem realizar o recadastramento, o eleitor não terá como votar na eleição deste ano. O presidente do TRE-AC, desembargador Adair Longuini, continua reforçando a obrigatoriedade do recadastramento: “É importante que os eleitores ainda não recadastrados compareçam aos pontos de atendimento biométrico da Justiça Eleitoral e garantam a regularidade do seu título. Assim ele poderá exercer seu direito de votar e evitará outras graves consequências que surgem com o cancelamento do documento”.
Para os cidadãos que ainda não realizaram a atualização do título de eleitor, os postos continuam a disposição para o atendimento até dia 1 de março em: Fórum Eleitoral de Rio Branco,Via Verde Shopping, Detran (em frente ao 7º BEC), Hospital das Clínicas, OCA, ônibus da biometria em frente ao Palácio Rio Branco e o prédio do TRE, localizado no Centro, próximo ao Terminal Urbano.