Na aferição desta manhã, o Rio Tarauacá apresenta 10,21 metros. Desde a última medição, realizada na noite de quarta-feira, 19, decresceram 70 centímetros. Com a vazante, as atividades de remoção se estabilizaram, mas como o rio permanece acima da cota de transbordo, as famílias permanecem nos abrigos.
O decreto que reconhece o estado de emergência foi publicado no Diário Oficial da União desta quinta-feira, 19. A representante da Defesa Civil Municipal, Raimunda Augusto, informa que ainda há águas nas ruas, mas que estão se preparando para a etapa de limpeza das casas. Todavia, permanecem os atendimentos da assistência social e de saúde. Além disso, equipes foram enviadas para a identificação de famílias na zona rural do município.
“O rio está apresentando vazante, mas a ajuda e solidariedade devem aumentar em virtude das consequências da cheia”, afirma o prefeito Rodrigo Damasceno. Em Rio Branco, os pontos de arrecadação de donativos para as famílias atingidas são: Corpo de Bombeiros, Sepmulheres e Polícia Militar. Estão sendo arrecadados principalmente alimentos não perecíveis, água potável e produtos de limpeza.