Apesar das fortes chuvas, nesta sexta-feira, 9, os rios do Acre apresentam sinais de vazante. O Rio Tarauacá que estava com 9,60 metros, ultrapassando a cota de transbordamento de 9,50 metros, nesta sexta-feira está com 9,17 metros, ficando em situação de alerta. Em Sena Madureira, o Rio Iaco sofreu uma vazante e saiu da situação de alerta, cuja cota é de 14 metros, registrando atualmente 13, 92 metros.
Em Brasileia o Rio Acre subiu, passando de 3,78 metros na quinta-feira para 4,92 metros nesta sexta-feira. “Essa subida ocorreu pela chuva que caiu nas cabeceiras e que estava descendo. Além da água que estava acumulada em Brasileia e Xapuri”, explica o coronel Carlos Batista, coordenador estadual da Defesa Civil.
Em Assis Brasil, Xapuri e Rio Branco o Rio Acre apresenta sinais de vazante e, de acordo com medição desta sexta-feira, está registrando respectivamente 4,20 metros, 5,86 metros e 9,20 metros.
Segundo a Defesa Civil, na tarde de quinta-feira o Rio Juruá, em Cruzeiro do Sul, chegou a atingir 11,37 metros, mas na última medição deu sinais de vazante registrando a 11,35 metros. A Defesa Civil do Acre segue com o monitoramento diário do nível dos rios acreanos, e mantém um plano de contingência para atender as demandas.