“Ajudar o próximo é sempre um ato de amor. Mas ajudar por meio de doação do leite materno, para um recém-nascido, significa, praticamente, salvar uma vida”. É o que diz Kelly Rodrigues, 20 anos, que está na sua primeira gravidez, ao se referir sobre o programa de incentivo a promoção de doação do leite humano.
Por isso, na última sexta-feira, 20, como parte da programação do dia mundial de doação do leite humano, celebrado dia 19 de maio, a Secretaria de Saúde do Estado (Sesacre), por meio da Divisão de Saúde da Criança, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde em Rio Branco (Semsa), realizou uma roda de conversa com um grupo de 11 gestantes no Centro de Convivência da Pessoa Idosa Cosmo de Moraes, localizado no bairro Calafate.
Os encontros, realizados uma vez por semana durante todo mês e a cada seis meses com grupos de grávidas diferentes, têm como intuito explicar o que a saúde pública oferece as gestantes, esclarecer mitos da gravidez, cuidados com a alimentação e o recém-nascido, e é claro, sobre a doação do leite humano.
A coordenadora do centro, Socorro de Brito, destaca a parceira do estado com o município de Rio Branco. “Para nós que trabalhamos com saúde pública, é de fundamental importância e também gratificante podermos informar e ajudar essas grávidas que fazem parte do programa”.
Elanne Migueis, enfermeira e facilitadora do programa, afirma que algumas grávidas têm receio em doar por acreditarem que irá faltar leite para seu bebê. “Como profissionais, sabemos a importância da amamentação, e é isso que tentamos repassar para elas. Além de ser um gesto de amor, também salva vidas, já que o leite possui todos os nutrientes necessários para a criança”.
Para as gestantes que se interessarem em se tornar doadoras, basta entrar em contato pelo telefone 0800 647 1060 ou ligar na Maternidade Bárbara Heliodora, no número (68) 3224-1290. Uma equipe vai ao encontro da interessada, entrega o kit de doação e presta as orientações necessárias.