Mudanças climáticas e eventos extremos são temas que merecem atenção especial por parte da sociedade de um modo geral. No último fim de semana foi a vez de moradores do Seringal Icuriã, localizado na zona rural de Assis Brasil, participarem das rodas de conversas realizadas pela equipe de educação ambiental vinculada à Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) e Instituto de Mudanças Climáticas (IMC).
As atividades foram realizadas dentro de mais edição executada pelo projeto Mulher Cidadã, coordenado pela vice-governadora Nazareth Araújo. Já o grupo de educação ambiental surgiu há um ano em razão da necessidade de inserir o debate acerca do assunto com uma abordagem que atingisse todos os públicos. Há alguns meses, a parceria com o Mulher Cidadã ampliou as ações do projeto.
O Assistente de Pesquisa do IMC, Alan Pimentel, afirma que a parceria tem sido estratégica no sentido de reunir diferentes públicos no mesmo local em que os atendimentos são ofertados.
“O Mulher Cidadã amplia o acesso a serviços básicos de saúde e outras políticas públicas em comunidades de difícil acesso. Mesmo sendo um atendimento com foco na mulher, se estende para todos os que necessitam dos serviços. Por se tratar de um grande público em todas as edições, nós da educação ambiental aproveitamos para levar a temática do meio ambiente para as rodas de conversa”, explica.
Sensibilização acerca de desmatamento e queimadas e a interferência nas mudanças do clima foram o foco da ação, que contou com o envolvimento de estudantes da Escola Iris Célia Cabanellas Zannini.