Fundado na década de 80, o bairro Canaã, localizado no Segundo Distrito de Rio Branco, é lugar de pessoas simples, aguerridas, donas de casas e pais de famílias, que querem ver o bairro livre da poeira e da lama.
Nesta segunda-feira, 3, o diretor-presidente do Departamento Estadual de Pavimentação e Saneamento (Depasa), Edvaldo Magalhães, e o prefeito Marcus Alexandre estiveram no bairro conversando com os moradores, ouvindo as demandas e também os agradecimentos. Isso porque a Avenida Dorval Camilo, por onde passa o ônibus, será toda pavimentada – quase quatro quilômetros -, com os serviços de água, esgoto e drenagem.
“Antes a gente tinha de sair daqui e ir lá para a Avenida Amadeo Barbosa pegar o ônibus. Depois que esta rua foi asfaltada, o ônibus passa por dentro do bairro”, relata a moradora Fabrícia Damasceno.
A Travessa São José, local onde moram alguns cadeirantes, será melhorada para garantir acessibilidade. Nessa ruela, também mora o soldado da borracha Raimundo Pereira Nunes, 88. Dono de uma lucidez ímpar, ele fez questão de convidar toda equipe do Depasa e da prefeitura para tomar café na sua casa.
“Antigamente tudo era muito difícil, pobre era pobre mesmo, vivíamos à margem de tudo. Hoje há água na torneira, asfalto na porta de casa, está tudo melhor”, conta o aposentado, que esbanja saúde e simpatia.
O Programa Ruas do Povo é executado simultaneamente em mais de 60 bairros da cidade. A determinação do governo e da prefeitura é aproveitar ao máximo o verão amazônico, como lembra o diretor-presidente do Depasa.
“Estamos concentrando as forças, governo e prefeitura, para concluir o trabalho neste verão. A Avenida Dorval Camilo é muito importante para os moradores, pois liga esta região a vários bairros e outras vias maiores”, disse Magalhães.