Em alusão ao Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho e Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho, nesta quinta-feira, 28, o governo do Acre, por meio do Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), realiza ações junto às vigilâncias em saúde dos municípios.
O objetivo, de acordo com a chefe do Cerest, Eliane Costa, é sensibilizar a sociedade sobre a questão da segurança e saúde do trabalhador brasileiro: “Visamos conscientizar sobre saúde e segurança no trabalho, promover a qualidade de vida do trabalhador, incentivar a prevenção, debater responsabilidades e ações. Também houve palestras voltadas para o tema, debates com a gestão de empresas privadas e entrega de material gráfico”, pontuou.
Nesse sentido, a mobilização se faz necessária para tratar do tema das vítimas de acidentes e doenças do trabalho, visando reduzir os acidentes e os agravos à saúde.
“No período de 2011 a 2021 foram registrados na base de dados do sistema de notificação 4.740 acidentes de trabalho no estado do Acre. Sobre o número de mortes, dos 507 acidentes registrados no Acre em 2022, quatro resultaram em óbitos”, declarou Eliane Costa.
Dentre as categorias profissionais mais afetadas estão os enfermeiros, serventes de obras, agentes comunitários de saúde, marceneiros, empregados doméstico, carpinteiros, operadores de máquinas em geral, técnicos de enfermagem, produtores, pedreiros, agricultores.
“Por isso, nós alertamos sobre a importância de que as categorias utilizem os seus equipamentos de proteção individual”, enfatizou a chefe do Cerest.