Fazer andar uma fila de mais de 12 mil pessoas à espera por cirurgias eletivas, bem como realizar os exames pré-operatórios e demais que chegam no setor de Regulação Estadual foi um feito histórico para os últimos quatro anos, principalmente por ter, no meio do processo, uma pandemia que durou dois anos.
Em 2018, o Estado contava com 126 leitos de unidade de terapia intensiva (UTIs) e 1400 enfermarias, terminando 2022 com 176 UTIs e 1655 leitos de internação, além de uma rede pediátrica que foi ampliada em 81,5%.
A fila de espera de exames diminuiu, garantindo atendimento a mais de oito mil pessoas, pois foram 47.903 exames realizados de janeiro a maio de 2022. E, ainda, zerando a fila nas especialidades e tomografia computadorizada, ressonância magnética sem sedação, radiografia, ultrassonografia, cateterismo cardíaco e arteriografia. Foram mais de 220.716 atendimentos de janeiro a setembro de 2022, entre consultas e exames.
Ampliação de convênios e serviços
Na regional do Juruá, o Hospital Regional do Juruá (HRJ) agora conta com os serviços de cardiologia, cirurgia ortopédica, psiquiatria, ginecologia e neurocirurgia. O Hospital de Campanha foi integrado definitivamente ao HRJ, ampliando a oferta de leitos.
Além do HRJ, o Estado ampliou o convênio com o Hospital Santa Juliana (HSJ), em Rio Branco, para atender a fila de espera de cirurgias de ortopedia em joelho, urologia, otorrinolaringologia e cirurgia geral; também foi ampliado o número de vagas para cirurgia cardíaca e endovascular; e dos leitos de UTI, passando de 10 para 20 leitos disponíveis no HSJ.
“Avançamos muito nesses quatro anos. Avançamos no Juruá e colocamos o serviço de neurocirurgia 24h em regime de plantão no HRJ, possibilitando o atendimento e intervenção rápida em favor da vida”, destacou a secretária de Estado de Saúde do Acre, Paula Mariano.