Houve uma diminuição de mais de 9 mil exames na lista de espera, em relação a 2019
Em 2019, a Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), por meio do setor de Regulação, registrou a realização de mais de 73 mil exames durante os 12 meses. A demanda era de mais de 11 mil a serem realizados, em janeiro do mesmo ano. O empenho da equipe em fornecer um atendimento humanizado aos pacientes possibilitou a agilidade nos atendimentos.
“Temos uma equipe empenhada em trabalhar, que vê o sistema como um todo, vê as pessoas, e não olha para os números”, disse a coordenadora do Núcleo de Regulação de Exames, Andreia Santos.
A fila para realização de exames, em 2020, iniciou com apenas 1.546 pessoas, em relação ao início do ano anterior, em que tinha mais de 11.025 mil pessoas esperando esse atendimento.
O cuidado, o olhar humanizado e a empatia pelo ser humano possibilitam que os pacientes, hoje, tenham um atendimento rápido e, de acordo com Andreia, dentro de cinco dias é realizado o contato para a data e realização dos exames.
“Hoje, demora no máximo cinco dias para que o paciente realize os exames. Ele entra no cadastro e em quatro ou cinco dias já realiza o exame”, salientou.
“Uma, duas, três, quantas vezes forem necessário: são os números de tentativas realizadas pela equipe da Regulação para falar com o paciente e informá-lo sobre a data do exame”, relata Andreia.
“Algumas vezes, é difícil entrar em contato com o paciente porque há muita troca do número de telefone, mas a gente insiste em ligar, se forem dez números, a gente liga para os dez. Então, o primeiro ponto é a sensibilização da equipe”, destacou Andreia Santos.
Atendimento humanizado e em casa
“Eu chorei quando vi o sistema do coração aqui no Acre. Quando eu vi, eu caí no choro”, disse o aposentado Jorge Fadul, de 68 anos, que tem problemas no coração. A emoção do sr. Jorge reflete tantas outras, de outros pacientes que precisavam sair do estado para realizar exames.
O sr. Jorge paga dívidas com agiotas até hoje, herança de quando os serviço de angioplastia, cateterismo e cintilografia não eram oferecidos no Acre.
Após a criação do Centro Hemodinâmico e Cardiológico de Rio Branco, sr. Jorge já realizou duas angioplastia para a colocação de um stent, para aumentar o fluxo de sangue nas artérias; seis cateterismos, que se trata de um exame para medir o oxigênio e a pressão; e cinco cintilografias, que avaliam o fluxo sanguíneo.
“Para nós daqui a coisa mais importante que tem é o oferecimento desse serviço aqui. O meu procedimento, desde o cadastro, foi todo realizado em menos de 30 dias. O procedimento sendo feito aqui é mil vezes melhor, porque aqui estamos na nossa casa”, enfatizou Jorge Fadul.
Sensibilização e compromisso
Para a coordenadora, Andreia Santos, são dois os pontos que fazem a diferença para que o sistema funcione: o primeiro é a sensibilização, de saber que o sistema atende pessoas e que elas precisam de atenção, pois já estão fragilizadas.
A preocupação do Governo do Estado em manter o compromisso com as questões financeiras é o segundo ponto.
Segundo ela, “a manutenção dos contratos é o segundo fator que contribui porque esses são exames que o Governo do Estado contratou, então precisa-se da manutenção desses contratos, com os pagamentos em dias para garantir a continuidade do serviço. Sem interrupção de contrato, sem filas”.
Foram realizados, em 2019, 39.254 exames só de radiografias; 8.239 tomografias; 8.801 ressonância, e ainda mais algumas centenas de nove especialidades.
O sistema de regulação da Sesacre, atualmente, não registra fila reprimida dos seguintes exames:
- Ultrassonografia;
- Tomografia;
- Radiografia;
- Densitometria;
- Cateterismo Cardíaco;
- Arteriografia.