A Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) vai participar da IV Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial – Acre Pleno de Direitos na Década Afrodescendente, nos dias 31 de outubro e 1º de novembro, no auditório da Universidade Federal do Acre (Ufac).
A proposta da conferência é promover um debate sobre a Política de Promoção da Igualdade Racial, feminismo negro, reconhecimento e desenvolvimento dos afrodescendentes, africanidade e cultura brasileira, garantia de justiça e discriminação a esse público.
À Sesacre caberá falar sobre a implementação do Plano Nacional de Saúde da População Negra. Segundo a gerente da Divisão de Saúde das Populações Prioritárias da Sesacre, Zilmar Cândido, a intenção é levar a sociedade a uma reflexão sobre o combate ao racismo e à conscientização sobre os temas relevantes que serão discutidos.
“Essa é a grande luta do governo do Estado para promover e fazer valer os princípios constitucionais de cidadania e dignidade da pessoa humana, do repúdio ao racismo e da igualdade, garantindo e ampliando o acesso da população negra às ações e aos serviços de saúde”, disse.
As propostas apresentadas serão encaminhadas para a 4ª Conferência Nacional do mesmo tema, prevista para maio de 2018, em Brasília.
A Conferência Estadual é promovida pela Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), em parceria com diversas secretarias estaduais.