Na última semana, representantes da Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre) participaram de uma oficina do projeto “Prisões Livres de Tuberculose”, coordenado pelo Departamento Penitenciário Nacional (Depen), e realizado na cidade de Porto Velho/RO.
“O objetivo do evento foi à construção de um plano de trabalho para às ações estaduais e municipais pertinentes as atividades do projeto nas unidades prisionais e também para a definição de fluxos e procedimentos locais para o controle da tuberculose no sistema prisional, incluindo ainda as questões relacionadas à oferta da atenção básica”, explica o chefe do Departamento de Atenção Primária, Políticas e Programas Estratégicos (DAPE) da Sesacre, Luiz Figueiredo.
Durante a oficina foi elaborado o plano da região Norte com base em metas e compromissos estaduais sobre a saúde em prisões com foco na tuberculose e na coinfecção de tuberculose e HIV.
Sua construção é compartilhada entre as secretarias municipal e estadual de saúde, secretaria de administração penitenciária e também com os apoiadores institucionais do projeto, tendo a supervisão técnica da equipe do Departamento Penitenciário Nacional, Ministério da Saúde e Fiocruz.
“Para elaboração do plano foi estabelecido um método de produção de conhecimento e de trabalho, visando à organização, qualidade e efetividade de forma transversal da gestão do projeto. Durante a oficina regional foi analisado cada plano de trabalho construído no intuito de atingir o alinhamento das ações com o planejamento pelo governo federal”, acrescenta Luiz.
Representando a Sesacre participaram a chefe do Núcleo de Infecções Sexualmente Transmissíveis e responsável técnica pelo Programa Estadual de Controle da Tuberculose, Elcenira Farias; o chefe do Departamento de Atenção Primária, Políticas e Programas Estratégicos (DAPE) da Sesacre, Luiz Carlos Figueiredo.
Também estiveram presentes representantes da Secretaria Estadual Penitenciária, a gerente de Saúde do Iapen, Ingrid Suárez e a médica Belkis Caridad Hernández, apoiadora institucional do projeto.