No atendimento de saúde infantil, um profissional com um jaleco branco pode parecer assustador aos pequenos pacientes, mas quando este servidor coloca uma peruca colorida e um nariz de palhaço, a história é totalmente diferente.
Com o intuito de trazer resultados positivos no atendimento infantil, integrando e acolhendo a criança em um ambiente de alegria, o governo do Estado, por meio da Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre), promoveu nesta quinta-feira, 8, uma capacitação de abordagem lúdica para os profissionais de Saúde do Hospital da Criança.
A capacitação consiste em proporcionar aos servidores o entendimento de que, por meio de dinâmicas, de brincadeiras, a criança passa a se sentir parte do ambiente em que se encontra, trazendo a sensação de familiaridade, e isso chama-se humanização do atendimento pediátrico.
De acordo com a gerente-geral do Sistema de Assistência à Saúde da Mulher e da Criança (SASMC), Laura Pontes, essa capacitação veio para fortalecer ainda mais o atendimento humanizado do Hospital da Criança.
“Teremos como base em nosso serviço a conexão com a brincadeira e a alegria e assim amenizaremos o sofrimento dos nossos pequenos pacientes, e estaremos cada vez mais próximos das crianças que precisam de atendimento”, evidenciou.
Para diversos pesquisadores, as atividades lúdicas, em um ambiente planejado, auxiliam na recuperação dos pacientes infantis internados e, ainda, contribuem para o desenvolvimento integral destas crianças nos aspectos social, afetivo, físico-motor, cognitivo e moral, proporcionando condições favoráveis para a recuperação.
Para o palestrante e analista clínico, Davinei Cunha, por meio da brincadeira e da diversão, é possível proporcionar ao paciente pediátrico distração e relaxamento.
“Nosso propósito é diminuir os impactos negativos causados pelo manejo hospitalar e laboratorial para as crianças. Essa capacitação está sendo realizada para preparar o profissional para humanizar o paciente que chega no ambiente hospitalar”, apontou Davinei Cunha.