Teve início nesta quarta-feira, 16, a primeira capacitação do Programa de Prevenção ao Uso de Álcool e Outras Drogas – Famílias Fortes, da Coordenação-Geral de Saúde Mental do Ministério da Saúde (MS), que visa qualificar profissionais na metodologia do programa.
A capacitação faz parte das ações previstas para o ano de 2016 e conta com a participação de 40 profissionais das secretarias estadual e municipal de Saúde e de Cidadania e Assistência Social (Semcas) de Rio Banco e será ministrada pela formadora federal Joamara Borges, na Paróquia São Sebastião, até esta sexta-feira, 18.
“O Programa Família Forte é parte de um conjunto de programas votados para o público adolescente e suas famílias, focado no desenvolvimento de habilidades sociais. Esses programas já são executados em diversos países, com resultados comprovados muito positivos”, explicou a gerente da Divisão de Saúde Mental da Sesacre, Kariny Gonçalves.
As atividades serão desenvolvidas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e devem se iniciar ainda no primeiro semestre de 2016.