Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the updraftplus domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /code/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wpforms-lite domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /code/wp-includes/functions.php on line 6114
Estado realiza 1º Encontro Estadual de Saúde Bucal – Noticias do Acre
Notice: Undefined index: noticiasdoacre-content in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Trying to get property 'src' of non-object in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Undefined index: noticiasdoacre-content in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Trying to get property 'ver' of non-object in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79
melhorias

Estado realiza 1º Encontro Estadual de Saúde Bucal

Pela primeira vez na história, odontólogos do estado se reúnem para discutir melhorias de ações já existentes e a implantação de novas no 1º Encontro Estadual de Saúde Bucal, nesta quarta-feira, 11. O evento foi promovido pela Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), por meio do Departamento de Ações e Planejamento Estratégico (Dape).

O encontro é uma parceria entre Sesacre, Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems) e Núcleo Estadual do Ministério da Saúde (Nems) e ocorre nos dias 11 e 12 de dezembro. 

O evento está proporcionando a integração entre os odontólogos do estado e demonstra o empenho da Sesacre em promover cada vez mais uma saúde de qualidade, olhando todos os pontos de atenção, disse o médico Ribamar Costa que esteve presente, representando o secretário de estado de saúde. 

“É uma ação, um interesse do secretário de saúde, o doutor Alysson, em promover e dar um foco sobre a saúde bucal do Estado do Acre. Nós sabemos que o paciente do SUS deve ser tratado integralmente, e a gente não pode ver só a parte médica, a gente tem que ver a saúde odontológica”, enfatizou Ribamar. 

Não é uma questão apenas estética, a saúde bucal pode trazer prejuízos para a fala e mastigação, por exemplo. Assim, o encontro entre os coordenadores municipais traz um norte para traçar novas estratégias, diz o gerente da Divisão de Saúde Bucal, João Leite. 

“Neste evento estamos repassando os novos desafios estabelecidos pelo Ministério da Saúde e o planejamento proposto pela Divisão de Saúde Bucal da Sesacre, além dos desafios de reestruturação das unidades de média e alta complexidade”, disse o gerente da Divisão de Saúde Bucal, João Leite. 

O atendimento de média complexidade é realizado em Hospitais e Unidades de Pronto Atendimento (Upas). A alta complexidade são as urgências, no Pronto Socorro, por exemplo. Desta forma, as discussões também se dão sobre a implementação e credenciamento de três Centros de Especialidades Odontológicas: em Rio Branco, Brasiléia e Cruzeiro do Sul. 

Participaram do encontro odontólogos e profissionais de sistema de informações dos municípios. Foto: Junior Aguiar

Capacitação 

É necessário capacitar, instruir e munir o profissional da atenção primária para saber lidar com as ferramentas necessárias para conseguir um bom desempenho e mais recursos para a área. Assim, além dos coordenadores municipais de saúde bucal, estiveram presentes profissionais do Sistema de Informação, como explica o chefe do Dape, Luiz Marinho.

“É quando podemos juntar o profissional odontólogo da atenção primária, na média e alta complexidade, e, o sistema de informação, que faz a inserção correta  desses dados a nível de ministério”, explicou o chefe do Dape, Luiz Marinho. 

Um dos palestrantes, o apoiador técnico da Coordenação Geral de Saúde do Ministério da Saúde, Renato Taqueo, conta que eventos como esse são oportunidades para o esclarecimento de possíveis dúvidas. 

“É uma apresentação voltada às dúvidas que a gente recebe  no ministério. Nesse tipo de agenda a gente sempre traz o passo a passo do que o gestor deve acompanhar e realizar no seu dia a dia. Também, a gente contextualiza o Estado dentro do cenário nacional, por exemplo, situando o Acre com relação ao cenário de saúde bucal nacional”, o apoiador técnico da Coordenação Geral de Saúde do Ministério da Saúde Renato Taqueo. 

Atenção Primária

Segundo o chefe do Dape, Luiz Marinho é necessário realizar o serviço e também inseri-lo dentro do sistema. Ainda, é preciso fazer com que a política de saúde bucal, no âmbito municipal e estadual, seja inserida na estratégia de saúde da família. 

“Muito se fala em saúde bucal e pouco se fala na promoção e prevenção,  isso é uma das coisas que o departamento de atenção primária está batendo na tecla. Elas têm que estar sempre no contexto geral do SUS”, enfatizou o chefe do Dape, Luiz Marinho. 

Pré-natal Odontológico 

Um dos pontos a ser discutido como inovação na linha de saúde bucal é sobre o Pré-natal odontológico, que consiste no acompanhamento da mãe enquanto grávida para que se incentive a cultura de cuidar da boquinha da criança desde o nascimento. 

“Nós estamos trabalhando o Pré-natal Odontológico em duas frentes: ele está dentro do financiamento como um indicador de desempenho, então ele vai ser monitorado com a finalidade de pagamento, do desempenho das equipes, e, também, estamos trabalhando na minuta de um programa”, salientou a analista técnica de políticas sociais da Coordenação Geral de Saúde Bucal do Ministério da Saúde, Mariana Tunala.  

Ainda, segundo a analista técnica de políticas sociais da Coordenação Geral de Saúde Bucal do Ministério da Saúde, Mariana Tunala , o programa estimula e qualifica as ações. “Na verdade, qual a atribuição de cada um nesse atendimento odontológico à gestante, de Estado, Município e União, que é investir em ações de comunicação e educação permanente”, finalizou.


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /code/wp-includes/functions.php on line 5464