A Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), por meio do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), realiza ações de prevenção, promoção, diagnóstico, tratamento, reabilitação e vigilância em saúde dos trabalhadores urbanos e rurais, independentemente do vínculo empregatício e do tipo de inserção no mercado de trabalho.
A equipe do Cerest é formada por 18 profissionais, entre eles médico, assistente social, enfermeira, economista, sociólogo, bióloga, técnica de enfermagem, técnico em segurança do trabalho e agente administrativo, que vêm realizando uma série de ações de assistência e de monitoramento dos agravos relacionados ao trabalho.
Em atendimento às solicitações do Ministério Público do Trabalho (MPT), o Centro realizou inspeções em locais de trabalho que propiciavam risco à saúde dos trabalhadores, emitindo parecer técnico sobre as situações. No total, foram 49 inspeções à saúde dos trabalhadores em sua atividade laboral em 2020, e 14 até junho de 2021.
Além das ações de inspeção, as equipes do Cerest também promoveram capacitações sobre a obrigatoriedade das notificações das doenças e agravos relacionados ao trabalho nos municípios de Xapuri, Plácido de Castro, Sena Madureira e Acrelândia, incluindo o bloco de vigilância em saúde, Atenção Básica e Núcleo de Vigilância Epidemiológica Hospitalar (Nuveh).
Ainda, com a pandemia, houve o cuidado e olhar sensível sobre as necessidades psicológicas do trabalhador da Saúde, em razão do que se criou o Programa de Acolhimento Psicológico Remoto aos Servidores da Linha de Frente à Covid-19 (Acovida), que realiza acolhimento psicológico remoto ao sofrimento emocional e outros transtornos mentais causados pela execução de atividades ocupacionais durante o período de pandemia.
Confira as próximas programações do Cerest
– Assessorar a elaboração dos projetos de implantação dos Cerests da regionais de saúde do Alto Acre, Baixo Acre e da Macrorregião de Saúde Rio Branco;
– Continuação da oficina integrada com Nuveh, Vigilância em Saúde, Atenção Primária e referências técnicas da saúde do trabalhador municipais sobre as doenças e agravos relacionadas ao trabalho (Alto Acre, Juruá e Baixo Acre);
– Realizar ações integradas com o Conselho Estadual de Saúde e conselhos municipais de saúde, objetivando incentivar a implantação da Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (Cistt) nos municípios;
– Realizar Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho voltadas aos trabalhadores rurais do manejo de agrotóxico, em parceria com instituições públicas, privadas e representação de classes;
– Realizar oficinas de qualificação em Práticas Integrativas e Complementares aos trabalhadores da rede estadual (Aromaterapia, Reiki I e II, Auriculoterapia, Terapia Floral e Mindfulness) em parceria com o Departamento de Atenção Primária em Saúde (Daps);
– Garantir o Curso Básico de Vigilância em Saúde do Trabalhador para Atenção Primária e o Controle Social de sindicatos e representações de classe, em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e Ministério da Saúde;
– Implantar o projeto Ação Olhar com Cuidado, com enfoque na saúde do trabalhador de setores administrativos da sede da Sesacre, em parceria com a Universidade Federal do Acre (Ufac), iniciado em 5 de maio de 2021, com objetivo de mapear as principais patologias desencadeadas ou agravadas pela atividade laboral. Até o momento, foram realizados 120 atendimentos, entre consultas iniciais e retornos;
– Implantar o Núcleo de Assistência à Saúde do Trabalhador e Trabalhadora, que tem por objetivo promover assistência aos trabalhadores da rede de saúde estadual, monitorar as notificações/investigação, bem como realizar ações preventivas e estudos para identificar e minimizar agravos relacionados à saúde do trabalhador;
– Implantar o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) e Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (Ppra), um conjunto de ações visando à preservação da saúde e da integridade e segurança dos trabalhadores nas unidades da rede estadual.