Para fortalecer a rede de Atenção Primária, a Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre) realizou nesta segunda-feira, 17, uma reunião de alinhamento para o início da segunda etapa do Planifica SUS no estado do Acre.
A reunião contou com a participação da especialista de Projetos do Instituto Israelita de Responsabilidade Social Albert Einstein (IIRS), Larissa Santos, para dar o apoio técnico ao projeto.
“Viemos dar esse suporte à Atenção Primária, assim como para a Sesacre no tocante à organização da rede. E nessa fase, viemos dar apoio ao que já está sendo desenvolvido, e continuidade na expansão do projeto para as demais regionais”, explica.
De acordo com a secretária adjunta de Atenção a Saúde, Paula Mariano, o Planifica SUS teve a adesão estadual em 2019, sendo concluído a primeira etapa em 2020, para do fortalecimento das redes. E dentro das cinco redes temáticas do projeto, o Acre escolheu a rede materno-infantil para implantar a conexão da alta complexidade com a atenção primária.
“A escolha visa fortalecer a rede materno-infantil, buscando como resultados a diminuição nos níveis de morte materna, gravidez na adolescência e mortalidade infantil, pois o projeto prevê o acompanhamento das crianças. Então, hoje estamos iniciando a segunda fase do projeto em que objetivamos implantar em todas as regionais de Saúde do Estado”, pontua a secretária Adjunta de Atenção a Saúde.
Participaram da reunião representantes do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Acre (Cosems), das diretorias de redes da Sesacre das áreas de Planejamento, Departamento de Atenção Primária, Vigilância em Saúde, diretoria de gerenciamento de unidades próprias, Rede cegonha e Policlínica do Tucumã.
Planejamento
Na perspectiva de fortalecer Atenção Primária à Saúde e de apoiar a organização Atenção Ambulatorial Especializada (AAE) no âmbito da Secretaria de Estado de Saúde, “a Policlínica Tucumã está em processo de organização nos serviços para atender de forma integral e integrada as crianças e gestantes de alto risco que serão estratificadas e reguladas dos municípios da Regional de Saúde do Baixo Acre, estimando-se um público alvo de aproximadamente 1.170 gestantes e 8.126 crianças de alto risco ao ano”, explica a coordenadora do projeto Planifica SUS no Acre, Emanuelly Nóbrega.
Planifica SUS
A Organização da Atenção Ambulatorial Especializada em Rede com a Atenção Primária à Saúde (PlanificaSUS) via Proadi-SUS, é executado pela Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein (SBIBAE) e tem como objetivo geral implantar a metodologia de Planificação da Atenção à Saúde (PAS), proposta pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS), em Regiões de Saúde das 27 Unidades Federativas (UF), fortalecendo o papel da Atenção Primária à Saúde (APS) e a organização da Rede de Atenção à Saúde (RAS) no SUS.