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Saúde reforça UPA do 2º Distrito para receber vítimas da alagação em Rio Branco – Noticias do Acre
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referência

Saúde reforça UPA do 2º Distrito para receber vítimas da alagação em Rio Branco

A Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) definiu a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do 2º Distrito como posto referencial no atendimento às vítimas da enchente, em Rio Branco. Com isso, para reforçar a qualidade dos serviços prestados, foram abertos 11 novos leitos e disponibilizados quatro médicos no ambulatório e dois na emergência clínica e traumática.
A UPA do 2º Distrito é a unidade referência para a população em estado de alagamento. Foto: cedida

“A Sesacre se reorganizou para atender melhor à população atingida pelas enchentes. Apresentou sintomas como febre, dor no corpo, diarreia e vômito, o usuário deve procurar a UPA do 2º Distrito”, orientou o coordenador do Centro de Operação de Emergência em Saúde (Coes), Edvan Meneses.

De acordo com o gerente de assistência da UPA do 2º Distrito, Ádalo do Nascimento, o período colabora para o aumento de casos de doenças de veiculação hídrica (síndrome diarreica, leptospirose, entre outras).

Edvan Meneses, coordenador do Centro de Operação de Emergência em Saúde (Coes). Foto: Odair Leal/Sesacre

“Notamos um aumento significativo de casos de síndrome diarreica, traumas de pequeno porte e mordedura de animais. Com a unidade de referência, conseguimos centralizar um ponto de assistência em saúde. Isso possibilita praticidade, agilidade e resolutividade às vítimas”, declarou.

Fluxo do atendimento

No ato da confecção da ficha de entrada, o paciente é identificado e passa a ter tratamento diferenciado. Como a maioria dos pacientes são conduzidos de abrigos próximos, o atendimento é realizado com a maior agilidade possível, tendo em vista que as delegações devem retornar para outras ocorrências.

UPA do 2º Distrito. Foto: Odair Leal/ Sesacre

A aquisição de material e medicamentos em quantitativo extra, poltronas a mais para a sala de medicação e a alteração de padrão excepcional para reforçar as equipes na linha de frente do atendimento foram outras medidas adotadas para a implantação do fluxo.


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