A Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), Departamento de Vigilância em Saúde, Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e Centro de Infectologia Charles Mérieux, da Fundação Hospitalar do Estado do Acre (Fundhacre), estiveram reunidos na manhã desta segunda-feira, 16, traçando estratégias preventivas ao novo coronavírus.
O objetivo, portanto, é estabelecer a criação de um comitê e, também, decretos para que sejam colocados em ação protocolos de controle de aeroportos e fronteiras do estado. Segundo o secretário de Estado de Saúde, Alysson Bestene, as medidas já iniciam nesta semana.
“O momento agora é de estabelecer estratégias e protocolos para protegermos as pessoas do nosso estado. Estamos discutindo sobre que medidas, tomadas ainda essa semana, que podemos adotar dentro dos aeroportos e nas fronteiras e isso será feito em parceria com os órgãos responsáveis por essas áreas”, explicou o secretário de Estado de Saúde, Alysson Bestene.
Além disso, a educação será massificada para que as pessoas fiquem alertas sobre medidas simples que podem ser tomadas e que evitam o contágio.
“É uma forma de orientar, não podemos proibir. Você pode orientar a pessoa a ficar em casa. Podemos estabelecer uma parceria com o Ministério da Saúde, Anvisa, e o Departamento de Vigilância, e já estamos providenciando cartazes e outras medidas para orientação da população”, destacou o secretário.
Medidas de prevenção
Para evitar a proliferação do vírus, o Ministério da Saúde recomenda medidas básicas de higiene:
- Lavar bem as mãos (dedos, unhas punho, palma e dorso) com água e sabão;
- Usar toalhas de papel para secar as mãos;
- Usar álcool em gel nas mãos, após lavá-las e secá-las;
- Higienizar objetos de uso constante como celular, teclado, cadeira, maçaneta, etc. com álcool em gel;
- Utilizar água sanitária para a limpeza doméstica;
- Usar lenço descartável para higiene nasal;
- Cobrir o nariz e a boca com um lenço de papel quando tossir, e jogá-lo no lixo;
- Evitar o contato com os olhos, boca e nariz sem que as mãos estejam devidamente limpas;
- Usar máscaras descartáveis no caso de idosos, profissionais da saúde, cuidadores de idosos, mães que estejam amamentando e pessoas diagnosticadas com coronavírus;
- Higienizar louças e roupas com detergentes próprios para cada um dos casos;
- Lavar separadamente as roupas de uso pessoal e roupa de cama de pessoas infectadas.