Ouvir a comunidade. Foi com este intuito que a Secretaria de Estado de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof) visitou os municípios de difícil acesso para realizar reuniões com as associações de produtores e sindicatos dos trabalhadores rurais do Acre. Neste sábado, 25, foi a vez da comunidade de Santa Rosa do Purus expor as dificuldades e apresentar as prioridades para os investimentos do governo na política de incentivo à produção.
O encontro realizado no Centro de Florestania também contou com a presença do prefeito Rivelino Mota, dos vereadores Rosenir Lima e Maria Coelho, além da participação dos secretários de Estado de Saúde e Pequenos Negócios, Armando Melo e Henry Nogueira, que aproveitaram a ocasião para anunciar os novos investimentos na região.
Em 2015, aproximadamente, R$ 600 mil serão aplicados no município. O recurso será destinado ao fortalecimento da piscicultura, horticultura, fruticultura e criação de pequenos animais. O Programa de Meliponicultura e Apicultura também será ampliado, beneficiando mais de mil famílias. Ao todo, 14 mil caixas de abelhas serão entregues ainda este ano.
“Estamos nos aproximando cada vez mais da comunidade, para que ela nos aponte as problemáticas que devem ser solucionadas. Nos últimos quatro anos de gestão, o governador Tião Viana investiu mais de R$ 2 milhões em Santa Rosa, queremos fortalecer e ampliar o trabalho que já foi iniciado”, explicou Glenilson Figueiredo, secretário de Produção.
A população indígena, que compõe 70٪ do percentual populacional de Santa Rosa, continuará recebendo suporte da Seaprof, por meio do Plano de Gestão de Terras Indígenas. Para melhorar ainda mais o serviço disponibilizado, a secretaria prevê a contratação de novos técnicos para escritório local, bem a adequação e aquisição de equipamentos necessários para o bom funcionamento da unidade.
Nova gerência
Na ocasião, Glenilson Figueiredo apresentou o novo gerente de produção em Santa Rosa do Purus. José Altemir de Sá será responsável pelo atendimento e assistência aos produtores rurais. No município, o escritório local da Seaprof fica localizado na Rua Zé Ferreira, no bairro Centro.