O secretário de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof), Glenilson Figueiredo, visitou na manhã dessa terça-feira, 9, produtores de um quintal agroflorestal localizado no quilômetro 8 da Estrada Velha no município de Epitaciolândia.
O objetivo da visita foi ouvir dos agricultores as dificuldades enfrentadas para produzir e discutir o fortalecimento da parceria com a Seaprof.
São produtores que possuem pequenas áreas de no máximo um hectare. É o caso da agricultora Devanir da Silva. É da produção do local que vem o sustento de toda a família. “A gente produz, mas tem dificuldade para vender nossa produção por falta de transporte”, afirma.
Outra produtora que vive situação parecida é Valdecir Batista. Em sua propriedade ela investe na horticultura, criação de aves e fruticultura. “É a primeira vez que um secretário vem aqui nos visitar. A gente fica feliz e espera ajuda do governo”, destaca.
Mas a visita não foi apenas para ouvir as reinvindicações. O titular da Seaprof levou boas notícias aos produtores.
Glenilson Figueiredo anunciou que a secretaria vai fornecer tela e lona para a recuperação dos espaços de criação de aves e cultivo da horta. “A gente percebe que esse pessoal tem vocação para trabalhar na horticultura. Portanto, vamos ajudar a melhorar a produção aqui dessa comunidade”, enfatiza.
Outra boa notícia é a chegada de um caminhão para o escritório da Seaprof em Epitaciolândia, que vai facilitar o escoamento da produção do quintal florestal. “Esses quintais agroflorestais precisam bastante da nossa atenção. Com esse caminhão já vamos dar mais um passo para melhorar as condições desses produtores”, afirma Adelson Gonçalves, gerente do escritório da Seaprof em Epitaciolândia.