Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the updraftplus domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /code/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wpforms-lite domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /code/wp-includes/functions.php on line 6114
“Secretaria da Mulher na Comunidade: Mais Perto de Você” chega à Cruzeiro do Sul – Noticias do Acre
Notice: Undefined index: noticiasdoacre-content in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Trying to get property 'src' of non-object in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Undefined index: noticiasdoacre-content in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Trying to get property 'ver' of non-object in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79
Cidadania

“Secretaria da Mulher na Comunidade: Mais Perto de Você” chega à Cruzeiro do Sul

Mais de 800 pessoas passaram pelo projeto (Foto: Luciano Pontes)

O Governo do Estado, através da Secretaria de Políticas para as Mulheres, realizou nesta semana na comunidade Santa Luzia, Em Cruzeiro do Sul, o projeto “Secretaria da Mulher na Comunidade: Mais Perto de Você”.

Ao todo, mais de 800 pessoas passaram na escola Antônio Ferreira Gomes, a fim de receber serviços como emissão e atualização de documentos, atendimentos médicos, jurídicos e psicossociais, palestras e rodas de conversa sobre o enfrentamento a violência contra a mulher e as relações sociais de gênero, recreação infantil, corte de cabelo e maquiagem, entre outros.

Além dos serviços e atendimentos, também foram desenvolvidas ações educativas e preventivas, com foco no planejamento familiar, gravidez na adolescência, drogadição, saúde mental e violência doméstica.

Todos esses serviços foram demandados a partir de um pedido da comunidade, durante uma visita da Secretária na comunidade no mês de julho. Concita Maia, Titular da pasta, destacou a importância. “ Essa ação é uma forma do Governo do Estado levar junto com os seus demais parceiros, as políticas afirmativas para as mulheres nos lugares mais distantes. É com esse projeto, que já é um sucesso em sua primeira edição, que nós queremos chegar próximo das cidadãs e cidadãos de bem, que ainda precisam das políticas afirmativas, das políticas de atenção à saúde e segurança”, disse Concita.

Ainda sobre o projeto, a secretária disse: “Nós acreditamos que juntos nós somos mais, juntos nós poderemos levar mais cidadania para as mulheres e homens de bem nas comunidades mais distantes do nosso Estado”.

O diretor da escola, Evilásio Silva, falou da sua gratidão ao Governo. “Nossa comunidade é muito carente desse tipo de atendimento, então eu fico grato ao Governo do Estado, a Secretária Concita Maia, por proporcionar um dia como esse, nossa escola se preocupa com isso e é gratificante para todos nós.

Maria Lúcia de 28 anos, moradora da comunidade, falou da importância da ação. “Pra nós é importante, porque todo tipo de atendimento que a gente precisa é longe, então isso é uma bênção de Deus”.

Já a dona Maria de Nazaré, não esconde a ansiedade pelas próximas edições. “Trouxe muitas melhorias pra nós, já estou esperando as outras”.

O Promotor de Justiça, Dr. Rafael Maciel, representando o Ministério Público Estadual, esteve durante a manhã na escola e falou sobre a importância da parceria entre o Ministério Público e a Secretaria de Políticas para as Mulheres no enfrentamento a violência contra a mulher. “ O Ministério Público, não só abraça, não só apoia, como também defende as políticas públicas voltadas para a mulher, não só na parte criminal , mas também na promoção da dignidade dessas pessoas. O Ministério Público entende que o problema deve ser tratado na fonte e são ações como essa, com conversa, com educação que nós vamos conseguir desconstruir essa cultura de violência”.

A ação contou com a fundamental parceria da Universidade Federal do Acre, Defensoria Pública Estadual, Ministério Público Estadual, Prefeitura Municipal de Cruzeiro do Sul, Fundação Menino Jesus, Polícia Militar, CAPS Náuas, Avon, SESP e sociedade civil.

Palestras e capacitações

A palestra visa enfrentar a violência contra a mulher por meio da educação (Foto: Luciano Pontes)

O projeto “Secretaria da Mulher na Comunidade: Mais Perto de Você”, também levou palestras sobre “Relações Sociais de Gênero e suas Violências”, que foram ministradas pela Pesquisadora Msc da UFAC, importante parceira nesse projeto Fabiana Chaves, nas escolas de ensino médio dos municípios de Mâncio Lima e Rodrigues Alves, além de uma capacitação para as Redes de Atendimento à Mulher em situação de violência nos respectivos Municípios.

A palestra visa enfrentar a violência contra a mulher por meio da educação, buscando a conscientização dos alunos sobre as diversas formas de violência que sofrem as mulheres, ressaltando os direitos delas, garantidos por lei. “Trabalhar o fim da violência, começa com a educação, educação para a igualdade. Só com uma educação para a igualdade de gênero que você consegue construir uma sociedade não violenta”, destacou Fabiana Chaves.

A capacitação para os representantes das instituições que integram as redes de atendimento de Mâncio Lima e Rodrigues Alves, teve como objetivo o alinhamento do trabalho integrado, com a formação de uma gestão compartilhada, que possa discutir diariamente sobre os casos e pensem em conjunto soluções que deem resposta para as mulheres atendidas.

Inclusão sócio produtiva e empoderamento da mulher

O Projeto tem como principal objetivo garantir autonomia econômica (Foto: Luciano Pontes)

A Coordenação de Inclusão Sócio Produtiva da Secretaria de Políticas para as Mulheres, realizou a revitalização do Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM Vitória Régia), do município de Cruzeiro do Sul. Foi construída uma Horta e Viveiro de Flores e Plantas Medicinais, onde o público alvo são as mulheres atendidas pelo CEAM. O Projeto tem como principal objetivo garantir autonomia econômica, já que na sua maioria são mulheres chefes de famílias que estavam em situação de vulnerabilidade.

O que disseram

 “Quando as políticas públicas se unem no âmbito onde a proposta maior é a comunidade, todos saem ganhando, essas pessoas se sentem valorizadas, se sentem acolhidas e acredito que esse seja o nosso papel”. 

Valéria Lima – Coordenadora do núcleo de apoio a saúde da família – NASF/Cruzeiro do Sul

“Essa é uma ação de extrema relevância pra comunidade, isso não faz parte do dia a dia dessas mulheres. Nós estamos muito felizes, a gente agradece muito ao Governo do Estado, a Secretaria de Políticas para as Mulheres, que sempre esteve bem junto da comunidade e sempre deu todo apoio necessário e esperamos que aconteça mais vezes”.

Mágila Caetano – Coordenadora da Fundação Menino Jesus

“Estou grato ao Governo do Estado, a Secretária Concita Maia, por proporcionar um dia como esse, nossa escola se preocupa com isso e é gratificante para todos nós”.

Evilásio da Silva – Diretor da escola Antônio Ferreira Gomes 

 

 

 

 


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /code/wp-includes/functions.php on line 5464