A Secretaria de Comunicação do Acre (Secom) promoveu, na manhã desta quarta-feira, 19, em Rio Branco, uma oficina sobre cuidados com a voz e de exercícios de aquecimento e desaquecimento vocal, voltada para profissionais que atuam no Estado.
A palestra, que faz parte de um conjunto de oficinas que abordam texto, voz e técnicas de rádio, foi realizada no auditório da Assembleia Legislativa e transmitida para todo o estado pela internet.
Há 19 anos atuando na área, a fonoaudióloga, radialista e facilitadora da oficina, Gabriela Lima, falou sobre a importância de se cuidar da voz como forma de garantir um bom desempenho vocal, principalmente entre os profissionais da comunicação.
“A voz é realmente um instrumento importante de trabalho e, aproveitando que 16 de abril foi o Dia Mundial da Voz, decidimos fazer este primeiro módulo sobre o tema, dentro das oficinas que acontecerão ao longo do ano”, relatou Gabriela.
O jornalista e um dos apresentadores do programa de rádio da Polícia Militar do Acre (PMAC), aluno-sargento Wellington Mota, aprovou a oficina e disse que estará presente nos próximos módulos.
“Nós temos o programa da PM, que é transmitido pela Aldeia FM, e a oficina foi importante, porque nos mostrou técnicas para cuidar da voz e utilizá-la no dia a dia, para que possamos passar informações claras e precisas. Então, já quero participar das próximas”, declarou.
As oficinas começaram no início do ano, abordando diferentes temas, como o texto jornalístico, webjornalismo, fotojornalismo, design gráfico e redes sociais, a partir de solicitação da secretária de Comunicação, Nayara Lessa.