Uma oferta superior a quatro mil vagas é o principal objetivo do Plano de Formação Docente, realizado pela Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE), abrangendo o período entre 2013 e 2017 no Acre.
Realizado pela Coordenação de Ensino Superior, o Plano vem para fortificar as ações que beneficiam a formação docente acreana, totalizando, no período de tempo proposto, um investimento de R$ 67 milhões financiados pelo Ministério da Educação e governo do Estado.
As vagas, destinadas a todos os 22 municípios acreanos, atenderão graduações, pós-graduações e especializações em 115 turmas, sendo 37 na modalidade presencial e 78 turmas na modalidade de educação à distância.
O investimento também conta com a parceria de diversas instituições de ensino superior, como o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre (Ifac), a Universidade Federal do Acre (Ufac), a Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Universidade de Brasília (UnB), e a Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop).
Cleide Prudêncio, diretora de Inovação da SEE, acredita nos resultados positivos do planejamento estratégico. “Há 15 anos, somente 27% dos professores da rede pública possuíam formação superior. Graças aos constantes avanços em parcerias e ações voltadas para o educador, hoje contamos com mais de 95% dos educadores formados e dando continuidade aos estudos”, explicou.
O secretário estadual de Educação e Esporte, Marco Brandão, também reforçou a importância da qualidade no ensino superior acreano. “Temos que garantir os melhores educadores para gerar uma aprendizagem de qualidade nas escolas”, disse.