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Secretaria de Governo realiza reunião de alinhamento do planejamento institucional – Noticias do Acre
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Secretaria de Governo realiza reunião de alinhamento do planejamento institucional

Nesta terça-feira, 2, a Secretaria de Governo (Segov) realizou uma reunião com todos os servidores da instituição, no auditório da Biblioteca Pública de Rio Branco, para a apresentação do novo organograma, cujo objetivo principal é traçar novas estratégias e discutir o planejamento para o quadriênio.

O secretário Alysson Bestene, à frente da pasta desde a sua criação, fala sobre o serviço prestado ao Acre. “A Segov é a porta de entrada para o governo, onde desempenha um papel de grande importância, aproximando o Estado da população acreana e fazendo o bem maior que é servir ao nosso próximo”, destacou.

Secretário de governo, Alysson Bestene, afirma que a prioridade da instituição é servir a população acreana. Foto: Jéssica Monteiro/Segov

Criada no final de 2020 pelo governador Gladson Cameli para promover o diálogo com as instituições democráticas do Estado, a Segov atuava, inicialmente, como Secretaria Extraordinária de Assuntos Governamentais. Somente no final de 2022, por meio da Lei Complementar nº 419, de 15 de dezembro, passou a atuar oficialmente como Secretaria de Governo, órgão da governadoria. Em janeiro de 2023 foi constituída como secretaria de estrutura física, quando foi criado um organograma da instituição e treinamento de pessoas para o desempenho das devidas funções.

O órgão é uma pasta de ação política e administrativa com a atividade-fim de estimular o bom relacionamento com políticos, líderes classistas e municipalistas e com a população em geral. Sua principal missão é assistir diretamente o governador no desempenho de suas atribuições. Também coordena as relações institucionais com entidades representativas da sociedade civil: prefeitos e vereadores, além de acompanhar a execução de programas, projetos e obras estaduais nos municípios.

Equipe da Secretaria de Governo na Biblioteca Pública de Rio Branco. Foto: Jéssica Monteiro/Segov

Marcos Clay Silva, diretor de Administração e Finanças, considera a criação da secretaria de grande importância para o governo. “Nesses primeiros quatro meses, a Segov teve como meta principal garantir uma base sólida de sustentação ao governo Gladson na Assembleia Legislativa (Aleac), além de garantir boa relação com a bancada federal”, destacou.

O diretor cita, ainda, a instituição do Departamento do Interior, que recebe demandas de interesse do Estado, que conta ainda com um núcleo para tratar diretamente com as prefeituras. Para o Departamento Social da Diretoria de Assuntos Políticos e Sociais são encaminhadas demandas relacionadas à saúde, de conselhos de classe e movimentos sociais.

Servidores da Secretaria de Governo em reunião de alinhamento. Foto: Jéssica Monteiro/Segov

No Departamento de Acompanhamento, o foco são as emendas parlamentares acompanhadas pela secretaria. “Destacamos, ainda, o Núcleo de Sindicatos, responsável por receber as reivindicações das classes sindicais e trazê-las para o diálogo sobre aquilo que o governo do Estado pode atender, tudo dentro da realidade e transparência do governo Gladson Cameli”, finaliza Marcos Clay.


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