Dando continuidade às ações da campanha #PartiuAcre e do Plano Estadual de Turismo, a Secretaria de Estado de Turismo e Lazer (Setul) realizou nesta semana uma oficina de sensibilização para alunos do Instituto Federal do Acre (Ifac) de Xapuri.
Os participantes puderam compreender o que é o turismo e quais suas ramificações. O potencial turístico do Acre, a Lei e o Plano Estadual de Turismo também foram pauta do debate.
A oficina demonstrou, de maneira teórica, como cada cidadão pode contribuir para o desenvolvimento da atividade econômica.
“O debate trouxe aos nossos alunos uma perspectiva diferente, que contribui em sua formação”, frisou Luciana Rufino, turismóloga e professora do Ifac.
Meio ambiente
Na ocasião também foi lançado o projeto “Onde Tem Lixo Não Tem Turista”, que busca desenvolver um trabalho de educação turística ambiental, por meio da formação de multiplicadores.
O projeto prevê a realização de mutirões ambientais nos espaços turísticos da cidade, de modo que a comunidade seja sensibilizada da importância de manter as áreas limpas e conservadas.
O resgate cultural e ambiental da identidade de Xapuri também está previsto na ação, que conta com a parceria do Ifac.
Luciana Rufino observa que novos cursos e oficinas serão propiciados, por meio da parceria entre a Setul e o instituto. “Isso vai resultar em estímulos aos jovens estudantes, gerando novas oportunidades de transformar sua realidade.”