A secretária de Estado de Políticas para as Mulheres (SEPMulheres), Concita Maia, reuniu-se na tarde desta quarta-feira, 28, com o Movimento de Mulheres Negras para discutir políticas públicas específicas para o segmento. As demandas propostas serão incluídas no plano de ação 2015 da instituição.
A transversalidade das ações de gênero é uma das estratégias adotas pela secretaria para assegurar os direitos das mulheres do Acre, em todas as estâncias de poder. A proposta é que outras reuniões, com as mais diversas expressões femininas, sejam realizadas e seus desdobramentos inclusos no planejamento anual.
Segundo a secretária Adjunta de Igualdade Racial de Rio Branco, Lúcia Ribeiro, a ONU decretou em 2015 a década internacional dos afrodescendentes. “Nós teremos dez anos para discutir as políticas de promoção da igualdade racial e o enfretamento ao racismo. A iniciativa da SEPMulheres é muito positiva, uma vez que, em novembro, teremos a Marcha das Mulheres Negras”, afirmou.
“Estamos dialogando com todos os segmentos de mulheres e gestores públicos, com o intuito de transversalizar as nossas ações. Assumimos o desafio de nos reinventar, nesta nova gestão, para que todas as mulheres do Acre sejam assistidas com políticas públicas”, ressaltou Concita Maia.