Na manhã desta segunda-feira, 2, o secretário de Saúde do Acre, Armando Melo, acompanhado da secretária adjunta de Atenção à Saúde, Paula Mariano, foi à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Franco Silva, na Baixada da Sobral. Eles verificaram as condições de abastecimento de insumos e medicamentos para a garantia do atendimento das pessoas que precisam dos serviços de urgência e emergência.
De acordo com a gerente-geral da UPA, Mirtes Goes, até o momento não foi preciso interromper os atendimentos. “A água está aqui perto, mas não há necessidade de parar o atendimento. Estamos com nossa equipe completa, acolhendo os pacientes normalmente”, disse.
O secretário ressaltou que o momento é de unir esforços e que não há motivo para alarde. “Viemos aqui ver de perto a situação da UPA. Pudemos constatar que tudo está sob controle, e os atendimentos estão dentro da normalidade. A equipe de plantão está completa, e estamos mobilizando outros profissionais para dar o suporte que a população precisa, haja vista que algumas unidades de saúde do município estão fechadas em decorrência da alagação”.
Devido à enchente, o acesso à UPA pela Estrada da Sobral, na decida do Bola Preta, está comprometido para veículos, sendo possível somente a travessia por pequenos barcos. Outra maneira de chegar à unidade é pela Via Verde, passando pela Central de Abastecimento e Comercialização de Rio Branco (Ceasa).