Convidado por autoridades bolivianas, o secretário de Segurança Pública do Acre, Reni Graebner, participou do aniversário de 188 anos das tropas militares da Bolívia. A solenidade, realizada no Parque Piñata na terça-feira, 24, em Cobija (departamento de Pando), foi marcada pela presença da sociedade civil.
A parceria entre as polícias do Brasil e o país vizinho, aos poucos, vem sendo consolidada. Prova disso é o projeto de capacitação que está em fase final, direcionado aos comandos da Bolívia, Acre e Polícia Federal. O curso deve se iniciar nos próximos dias em Brasileia, município que tem atuação militar importante nas ações de fronteira.
“Essa é uma oportunidade inédita de estreitarmos nossa relação de amizade, o que facilita muito o trabalho desenvolvido na fronteira, diminui as burocracias e nos permite soluções mais rápidas aos problemas comuns à segurança dos dois países. Assim, temos as polícias trabalhando de forma harmônica”, frisou Reni Graebner.
Outros representantes da segurança do Acre também compareceram ao evento, como o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Flores, e o comandante-geral da Polícia Militar, coronel José Anastácio. Na oportunidade, todas as autoridades acreanas foram condecoradas.
“Esse foi mais um intercâmbio de culturas, onde tivemos essa troca de experiências entre nossas polícias. É sempre uma honra o convite de Pando, que fortalece não só a amizade, mas diminui barreiras, encurta caminhos e só traz ganhos para a segurança pública”, disse Anastácio.
O coronel Flores acrescentou: “É um evento muito importante, que promove a integração de todas as forças com um objetivo em comum, que é a paz social”.