Por meio do encontro realizado nesta terça-feira, 16, o titular da Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE), Marco Brandão, garantiu apoio à educação especial e à inclusão com os funcionários do Centro de Apoio ao Surdo (CAS), reforçando a ideia de, pela primeira vez, uma pessoa surda assumir a coordenação do centro.
O conceito surgiu como forma de gerar uma identificação com os possíveis frequentadores do órgão, além de ser uma visão positiva para a comunidade surda ver um representante em posição de maior destaque e responsabilidade.
Este ano, o atendimento nesse segmento da educação especial também ganhou um forte aliado, com a criação da Central de Interpretação de Libras (CIL), localizada no Centro de Referência e Inovações para a Educação (Crie), que garante acesso irrestrito das pessoas surdas aos serviços públicos, com atendimento presencial e online.
Daniele Silva de Souza, professora da Linguagem Brasileira de Sinais (Libras) no CAS, diz que ações como essa são muito importantes. “Um coordenador surdo garante uma acessibilidade maior na comunicação. Respeitando e estimulando a interação entre surdos e ouvintes, é possível uma sociedade cada vez mais receptiva às diferenças”, disse Souza.
“Trata-se de uma grande conquista, principalmente para a comunidade surda acreana. Graças aos recentes investimentos do governo do Estado, a educação inclusiva vem crescendo cada vez mais no Acre, atendendo diversas necessidades especiais”, explicou Úrsula Maia, coordenadora de educação especial da SEE.
Para Marco Brandão, trabalhar a integração de libras nas escolas contribui para legitimar a inclusão. “Mostrar que as peculiaridades de cada pessoa contribuem para a sociedade estimula os voos mais altos de qualquer um, independentemente das condições adversas.”