Com a intenção de alinhar as relações e os procedimentos entre todas as agências fazendárias do Estado e aprimorar os trabalhos desenvolvidos e ofertados ao contribuinte e à sociedade em geral, subsidiando sua atuação institucional, a Secretaria da Fazenda (Sefaz) promove a partir desta quarta-feira, 9, o Encontro Regional da Fazenda Estadual.
Sede da 3ª edição do evento, o município de Sena Madureira reúne equipes da unidade-sede, agências e postos de atendimento de todo o Acre até sexta, 11, no auditório da Escola Municipal Messias Rodrigues de Souza.
Ausente por conta de agendas institucionais fora do estado, o secretário da Fazenda, Amarísio Freitas, abriu o evento por meio de pronunciamento em vídeo.
“Coloco a gestão da Sefaz à disposição de todos, ouvindo as demandas e pedidos, reafirmando o compromisso de fortalecer cada vez mais nossa atuação”, disse.
A programação conta com ciclos de palestras, visando à troca de experiências, transferência e potencialização de conhecimento, bem como dar orientações e prestar esclarecimentos que dimensionem melhorias nas ações e prioridades administrativo-fiscais da instituição.
Temas como atualizações normativas, prestação de contas de suprimentos de fundos, Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim) e legislação tributária integram a programação do evento.
“Uma vez que as agências do interior são distantes, algumas um pouco isoladas não possuem auditores da Receita, iniciativas como esta trazem as agências para mais perto da sede, no que se refere às novas atualizações, alterações legislativas, inovações tecnológicas, sem falar no estreitamento das relações pessoais entre os servidores de todo o estado”, disse o secretário adjunto da Receita Estadual, Clóvis Gomes.
Também entram em pauta: padronização do atendimento, cadastro de credores, a plataforma Sefaz Online, bem como uma apresentação do Programa Nota Premiada Acreana, que será lançado ainda este ano.
“A Sefaz é uma só, então, essa interação da capital com o interior do estado traz o que temos de mais atual em procedimentos, visando aprimorar cada vez mais nosso atendimento ao contribuinte, à sociedade”, disse o chefe do Departamento Regional da Fazenda Estadual, Eduardo Mesquita.
Com 37 anos de serviços prestados ao Estado, por meio da Sefaz, a chefe do Núcleo Regional da Fazenda Estadual (Nurfe) de Sena Madureira, Antonia Rocha, que também coordena a Regional Manoel Urbano/Santa Rosa do Purus, falou sobre a oportunidade e o aprendizado que o encontro proporciona.
“É uma alegria muito grande receber os colegas da Sefaz aqui em Sena. Estamos sempre abertos a aprender, conhecer. Também temos essa mudança digital e não podemos perder essa oportunidade que a gestão nos deu”, disse Antonia Rocha da Silva.