Promovido pelo governo do Estado em parceria com o Ministério da Cidadania, a Jornada Auxílio Brasil foi realizada nos dias 19 e 20 de abril, reunindo profissionais do Sistema Único de Assistência Social (Suas) dos 22 municípios do Acre. O evento busca aproximar o programa social aos gestores locais, por meio de capacitações e diálogo com os profissionais atuantes.
Em sua programação, o evento contou com palestras sobre ações de monitoramento, vigilância socioassistencial, proteção social básica e especial. Assim, foram tratados temas como a importância dos centros de referência de assistência social e serviços de acolhimento familiar.
A Secretária Nacional de Assistência Social, Maria Yvelônia, explica que a sua atual luta diária é o de apresentar a política pública e assegurar que ela atenda a população: “Trabalhamos com essa política transversal e, para obter êxito, precisamos dialogar e construir pontes coletivamente, mostrando que cada um de nós tem a sua participação no processo de beneficiar o povo brasileiro”.
Quanto à participação e união dos atuantes da assistência social, a gestora da Secretaria de Estado de Assistência Social, dos Direitos Humanos e Políticas para as Mulheres (SEASDHM), Ana Paula Lima, exalta: “O nosso governo valoriza e procura acompanhar de perto os municípios, atendendo da melhor forma as suas necessidades e particularidades. Promovendo ações como essa, além de constantemente ofertar apoios técnicos”.
Uma das participantes do evento é Maria Vanielly, coordenadora do Programa Auxílio Brasil no município de Santa Rosa do Purus, que diz: “É importante termos esses momentos de capacitação com o governo, para que voltemos para o nosso município mais qualificados para atender a população. Precisamos de mais ações como essa”.
Ela relata que na realização dos atendimentos, a equipe atuante em Santa Rosa encontra dificuldade em alcançar as aldeias indígenas, devido principalmente aos problemas de logística, o que dificulta realizar os cadastros e atualizações das famílias nos programas sociais.
Programa Auxílio Brasil
O Auxílio Brasil é o novo programa permanente de transferência de renda do governo federal, destinado às famílias em situação de vulnerabilidade social, onde cada família recebe pelo menos R$ 400 reais por mês. Dados de abril de 2022 apontam 309.637 pessoas cadastradas no Programa Auxílio Brasil somente no estado do Acre.
O programa é coordenado pelo Ministério da Cidadania e integra várias políticas públicas de assistência social, saúde, educação, emprego e renda. E, além de garantir uma renda básica, o programa simplificou os benefícios básicos e complementares, que buscam estimular a emancipação das famílias.