O Governo do Estado do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Segurança Pública, vem a público se manifestar sobre as recentes ações criminosas, nesta noite de 05 de agosto de 2017, que resultaram no incêndio de três ônibus que fazem o transporte público da população, bem como de crimes contra a vida, ocorridos em alguns bairros desta capital.
Em primeiro lugar, cumpre informar que se trata de uma ação oriunda de integrantes de facções criminosas, em retaliação à eficaz medida de bloqueio do sinal de telefonia celular nas unidades prisionais de Rio Branco.
A situação está devidamente controlada, mediante a ação das forças de segurança pública, que estão em campo, para prevenir e reprimir as práticas criminosas, além do constante monitoramento realizado pelos serviço de Inteligência.
Os autores dos ataques já foram identificados e todas as providências cabíveis já estão sendo tomadas, para que sejam indiciados, presos e processados, conforme a legislação brasileira.
O Estado do Acre não permitirá que grupos criminosos continuem a prejudicar a população, com seus atos de terrorismo. As medidas de bloqueio de sinal de telefonia serão mantidas, intensificadas e, oportunamente, serão ampliadas a outras unidades penitenciárias do Estado, além do que, outras providências visando coibir esses crimes serão implementadas.
Por fim, o Estado não tolerará ou se encurvará diante de qualquer tipo de ameaça ou ataque à sociedade, às instituições, ao patrimônio público. A população pode estar ciente e confiante de que as forças de segurança pública estão a postos e envidarão todos os esforços necessários para coibir o crime e garantir a paz em nosso Estado.
Rio Branco, 5 de agosto de 2017
Emylson Farias da Silva
Secretário de Segurança Pública
Cel. Júlio César dos Santos
Comandante-geral da Polícia Militar
Del. Carlos Flávio Portela Richard
Secretário de Polícia Civil
Cel. Roney Cunha
Comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar
Martin Hessel
Diretor-presidente do Instituto de Administração Penitenciária
Rafael Almeida
Diretor-presidente do Instituto Socioeducativo
Pedro Longo
Diretor-geral do Detran/AC