É realizado em Brasília o 13º Encontro Técnico da Estratégia Nacional de Segurança Pública nas Fronteiras (Enafron) do Ministério da Justiça.
Representantes de todos os estados brasileiros, localizados na faixa de fronteira, participam da reunião.
A Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) apresentou um resumo das ações executadas no Acre ao longo dos últimos quatro anos e meio, com recursos da Enafron.
“Mostramos as reduções nos indicadores de homicídios, roubos e furtos, além de abordarmos a questão dos custeios e pedimos à União para discutir com os governadores dos estados localizados na faixa de fronteira formas de custeio da Segurança Publica”, disse o secretário adjunto de Integração Operacional da Sesp, coronel Ricardo Brandão.
Desde quarta-feira, 2, os gestores têm exposto algumas perspectivas que a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) poderia encampar junto com os estados localizados na faixa de fronteira.
No encontro, os estados também discutem, junto com a União, uma forma de o Brasil estreitar as relações com os países vizinhos, via Ministério das Relações Exteriores, a fim de prevenir crimes transfronteiriços.
“Abordamos também a necessidade de fortalecer a relação do Brasil com os demais países vizinhos, por meio de acordos via Ministério das Relações Exteriores, mas conduzido pelo Ministério da Justiça. Todos os demais estados concordam e estão de acordo com essa proposta, pois as dificuldades que os enfrentamos nas regiões de fronteira, é a mesma, resguardada as proporções”, concluiu Brandão.
O que é a Enafron?
É um programa do governo federal, desenvolvido pelo Ministério da Justiça, que visa fortalecer as polícias e as políticas de prevenção e coibição de crimes nos municípios localizados em uma faixa de 150 quilômetros entre o Brasil e a linha territorial de fronteira com outros países latino-americanos.