Técnicos da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) realizam, há uma semana, um mapeamento ao longo das BRs 317 e 364. A visita técnica é para definir onde serão implantadas as novas câmeras de videomonitoramento no Acre.
A medida é consequência de um convênio celebrado entre Estado e União, por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp). O projeto vai beneficiar as regiões do Alto e Baixo Acre.
Em ação simultânea, outra equipe da Segurança Pública está verificando na regional do Juruá o local do Centro de Gestão da Rede de Radiocomunicação Digital, compreendido em duas bases, sendo uma em Rio Branco e outra na cidade de Cruzeiro do Sul.
O projeto vai promover a integração das polícias nos 22 municípios, via rádio, com canal de áudio digital em tempo real.
De acordo com o secretário adjunto de Integração Operacional da Sesp, coronel Ricardo Brandão, o sistema de comunicação das forças de segurança do Acre passa por um processo de modernização.
O sinal dos radiocomunicadores, que atualmente é analógico, será digital. “Isso tornará o Acre o primeiro Estado brasileiro em região de fronteira a operar com o sinal digital”, observa Brandão.
Para a realização desse projeto, são investidos R$ 9 milhões, por meio da Estratégia Nacional de Fronteira (Enafron), do governo federal, além de outros R$ 4 milhões como contrapartida do governo do Acre. As construções das torres que interligam os sinais já estão em etapas avançadas de construção.