A Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) está promovendo uma série de reuniões nas comunidades para tratar de polícia e policiamento comunitário, entre outros aspectos que compreendem a segurança participativa.
O secretário Emylson Farias explicou às lideranças comunitárias que o governo do Estado busca uma segurança qualitativa e participativa para todos os acreanos. “Nosso trabalho é focado na integração, na dignidade das pessoas, responsabilidade territorial, proatividade, pronta resposta, transparência e diálogo interinstitucional, para promover a eficiência no emprego dos recursos públicos”, destacou.
Farias lembrou também que a Sesp vai continuar discutindo o assunto com a comunidade, no sentido de consolidar os Conselhos Comunitários de Segurança (Consegs), considerados pela secretaria o braço da comunidade na Segurança Pública.
O que são os Consegs?
Os Consegs têm a finalidade de promover mobilização comunitária ou social, defesa social, política pública de defesa social, sociedade civil organizada, paz social, segurança pública e ordem pública. Conforme o secretário, a Sesp vai disponibilizar o curso de capacitação de agentes comunitários de segurança a partir de indicação dos conselhos.
Para a presidente do bairro Quinze, Ariane Costa, essa ação era um sonho antigo da comunidade. “Fico feliz, secretário, de poder contar com a capacitação de pessoas da comunidade, e assim entender melhor nosso papel na sociedade”, explanou.
Além dos representantes de bairros da segunda regional, que compreende o Segundo Distrito da capital, também participaram da reunião com a equipe da Sesp o delegado Cleylton Videira, da 2ª Regional de Polícia Civil, o capitão PM Albuquerque, comandante interino do 2º batalhão da Polícia Militar, e o presidente a Umarb, Gilson Albuquerque.