Uma equipe da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra) está participando de um treinamento, sobre montagem e captação de recursos, ofertado pelo Ministério da Defesa por meio do Programa Calha Norte, em Rio Branco. O programa que também irá trazer novas linhas de fomento e desenvolvimento, é ofertado aos municípios por meio da Associação de Municípios do Acre (AMAC) e ao Governo do Estado.
O evento que iniciou nesta segunda-feira, 6, terá duração de três dias e contou com a presença do prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, representantes dos demais municípios do estado, e também de autoridades estaduais. Representando o governador Gladson Cameli, estiveram presentes o gestor da Seinfra, Cirleudo Alencar e também o secretário de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), Ricardo Brandão.
Ambos falaram sobre a importância do programa Calha Norte, e destacaram que o Ministério é um dos que mais alocam recursos para o estado do Acre, e em especial para os municípios. O secretário da Seinfra, Cirleudo Alencar enfatizou, que além dos municípios o estado também recebe recursos, e citou a aquisição de 6 caminhonetes pela Seinfra, a construção do prédio público em Xapuri que será concluído ainda este ano, do Centro Administrativo da cidade de Brasileia, a construção do centro comunitário do bairro Cidade do Povo e a construção de uma creche no bairro Sobral, que somam um montante de R$ 3,5 milhões de reais somente fomentados pelo programa. “ Estes investimentos promovem o aquecimento da economia, os municípios recebendo também é bom para a economia do estado,” ressalta.
Cirleudo Alencar reforçou a importância do Calha Norte para o Acre e destacou que, o governador Gladson Cameli tem o programa como parceiro de “primeira hora” do Governo Federal junto ao Estado do Acre.
O Programa Calha Norte (PNC) é coordenado pelo Ministério da Defesa, sediado em Brasília (DF). Criado em 1985 e integrado ao Ministério da Defesa desde 1999, o PCN tem a missão de contribuir para a manutenção da soberania nacional, a integridade territorial e a promoção do desenvolvimento ordenado e sustentável na sua área de atuação.
O PCN abrange, atualmente, 442 municípios, distribuídos em dez estados: Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Matogrosso, Matogrosso dos Sul, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. Ao todo, são 5.986.784 km²): 70,30% do Brasil (Área do Brasil: 8.515.767 km²). Total da população da área de abrangência do PCN (15.832.958 hab): 7,53% do Brasil (a população do Brasil em 2019 era de 210.037.000 hab, segundo o IBGE).
Outro dado considerado relevante é que o PCN engloba 85% da população indígena brasileira em uma área que corresponde a 99% da extensão das terras indígenas.