Com foco na igualdade racial, a Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) está iniciando um ciclo de jornadas que pretende percorrer todos os municípios do Estado. Hoje, um dos maiores desafios do Brasil e o Acre é a redução das desigualdades de etnia.
Com o objetivo de superar essas desigualdades, foi concebida a diretriz estratégica de promover políticas de igualdade de direitos humanos com foco na igualdade racial. As jornadas foram pensadas com o intuito de fazer com que os municípios criem seus Fóruns de Educação Étnico Racial, como prega a Lei 10.639/2003, para a qual todas as escolas públicas e particulares da educação básica devem ensinar aos alunos conteúdos relacionados à história e à cultura afro-brasileiras.
“A população precisa conhecer as políticas públicas de promoção da igualdade racial que estão em vigor no Brasil, usufruir e se apropriar dessas leis. Precisamos organizar a população, para que ela cobre e exerça sua cidadania”, alerta a chefe do Departamento de Promoção da Igualdade Racial da Sejudh, Almerinda Cunha.
Bujari saiu na frente, ao realizar a jornada, e já criou o Fórum Municipal de Educação Étnico Racial e o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial. “A prefeitura assumiu o compromisso de criar, a exemplo da capital, o Comitê Gestor de Promoção da Igualdade Racial de Bujari. Estamos dando os primeiros passos na execução de políticas públicas que visam a promoção da igualdade racial”, ressaltou Almerinda.
A próxima agenda será nesta quarta-feira, 3, em Xapuri. As secretarias de Estado de Saúde (Sesacre), de Política para Mulheres (SEPMulheres) e de Educação, e a Assessoria da Juventude são parceiras na ação.