Visando à qualificação dos operadores de segurança pública, a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública do Acre (Sejusp), por meio do Grupo Especial em Fronteira (Gefron), participou do Curso de Operações de Divisas (COD) no período de 8 de maio a 10 de agosto, em Goiânia.
O curso, ministrado pela Polícia Militar do Estado de Goiás, durou mais de 90 dias, totalizando 900 horas de instruções, com intensa rotina de curso e treinamento pesado, com abordagem na parte de inteligência e obtenção de rotas voltadas para as divisas de estado.
A formação intensiva contou com a representação acreana do 3º sargento da Polícia Militar, José Cleiton da Silva Souza, que destacou a importância de trazer para o Acre uma qualificação diferenciada: “Para mim é uma satisfação, sensação de dever cumprido, ter ido, me dedicado ao curso para trazer mais capacitação ao meu estado”.
O COD é uma tropa especializada que integra a Polícia Militar com focos nas ações efetivas de policiamento preventivo e repressivo nas divisas do estado de Goiás, combatendo o tráfico de armas e drogas.
O coordenador do Gefron, coronel Cleudo dos Santos Maciel, explica que a especialização do COD é para cooperar em divisas, sendo o mesmo fundamento do Gefron na atuação de crimes fronteiriços: “O Acre tem uma especificidade, que é a fronteira e a divisa. Ao contrário do estado de Goiás, que somente tem divisa com outros estados, o Acre tem divisa com Amazonas e Rondônia e fronteira com o Peru e a Bolívia”.
O curso começou com 40 alunos, porém apenas 27 se formaram, sendo um do Acre, dois do Mato Grosso, dois policias rodoviários federais (PRF), dois do Tocantins, sete de outros estados, e os outros 20 restantes de Goiás.
A solenidade para reconhecimento do efetivo contou com homenagens, com entrega de troféus na cerimônia de oficialização para os primeiros colocados da nona formação de divisas.