Estudantes, pescadores e representantes de movimentos sociais de Assis Brasil participaram na última semana de uma palestra sobre Consciência e Educação Ambiental. A atividade contou com a parceria da prefeitura do município, por meio da Secretaria de Meio Ambiente.
As instruções foram repassadas pela equipe do Departamento de Gestão de Recursos Hídricos (DGRE), da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema). No Centro de Florestania da cidade, os alunos da Escola Íris Célia Cabanellas Zanini, matriculados também no curso técnico em aquicultura, ficaram atentos às orientações.
Janglesson Pinaty, de 16 anos, lembrou que a sociedade precisa despertar para a necessidade de preservar todas as fontes de água. O estudante lembrou que a cada ano as pessoas sofrem mais as conseqüências das mudanças climáticas.
“Se continuar assim, futuramente a sociedade vai ser extinta. O atual modo de viver da maioria das famílias só tem gerado consequências ruins para nossos rios e igarapés. Devemos procurar alternativas e trazer para si a responsabilidade de mudar esse cenário”, disse.
A coordenadora do DGRH, Maria Antonia Zabala, destacou a importância do envolvimento da comunidade nas ações desenvolvidas pelo poder público para a conservação dos recursos naturais.
“Precisamos pensar nas nossas atitudes e na maneira como estamos nos relacionando com o meio ambiente. Precisamos despertar para o nosso papel como cidadãos. Uma atitude sua já contribui para a ação de outra pessoa”, lembrou Maria Antonia.