Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the updraftplus domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /code/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wpforms-lite domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /code/wp-includes/functions.php on line 6114
Semana da Música no Acre encerra com destaque para o samba – Noticias do Acre
Notice: Undefined index: noticiasdoacre-content in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Trying to get property 'src' of non-object in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Undefined index: noticiasdoacre-content in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Trying to get property 'ver' of non-object in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79
no dia do samba

Semana da Música no Acre encerra com destaque para o samba

Um dos ritmos que abrilhantaram a Semana da Música no Acre, evento promovido pelo governo do Estado e pela Universidade Federal do Acre (Ufac) entre os dias 28 de novembro a 2 de dezembro, foi o Samba.

A data de encerramento do festival teve demarcação estratégica, pois se tratava do Dia Nacional do Samba, o estilo que está na gênese musical brasileira e recebeu diversas influências ao longo da história.

Quem esteve presente nas atividades culturais da Semana da Música pôde conferir diversas ramificações do referido gênero, como: samba de roda, samba canção, samba choro, samba de terreiro, samba de breque e samba rock.

O sambista João Gabriel Brito se apresentou na Semana da Música do Acre Foto: Mardilson Gomes/SEE

No auditório da Escola de Música do Acre (Emac), em Rio Branco, local que recebeu a maioria das apresentações artistas do evento, um músico se destacou pelas suas colaborações técnicas, logísticas e artísticas.

Tais feitos foram executados pelo sambista João Gabriel Lopes Brito, de 37 anos, graduado em Música pela Ufac, pai do jovem Joaquim Brito de 11 anos, morador do Conjunto Universitário e instrumentistas dos grupos Tritonum e Moças do Samba.

Gabriel Brito também é funcionário da Emac e desempenha a função de supervisor de manutenções prediais, de equipamentos de som e de instrumentos percussivos, além de coordenar e prestar apoio as atividades desenvolvidas no auditório da unidade musical.

João Gabriel Brito é supervisor de manutenções na Escola de Música do Acre Foto: Mardilson Gomes/SEE

“Meu contato com essa escola é antigo. Como moro nessa regional, sempre participei de cursos, palestras, conferências e shows, isso como espectador. Já com a minha formação acadêmica, também fui professor de bateria, percussões e teoria musical”, informa Brito.

Os olhares como público, professor e artista auxiliam João Gabriel em suas novas funções dentro da Escola de Música, pois ele consegue captar e atender da melhor forma possível, as demandas da instituição educacional em prol dos alunos e comunidade.

“Sei das peculiares que cada evento necessidade para obter êxito perante o público e os artistas. Sendo tarefas simples ou complexas, o importante é você ser prestativo, ajudar, orientar e principalmente respeitar as pessoas e a arte que está sendo exposta”, relata o supervisor.

O apoio técnico de João Gabriel Brito é oferecido aos artistas que se apresentam na Emac Foto: Mardilson Gomes/SEE

Mesmo com tantos afazeres, João Gabriel não se exime da sua principal vocação que é a música. Sempre que há alguma solenidade, ele acompanha os docentes da Emac, sobretudo se no repertório tiver as diversificadas formas de samba.

“Toco muitos estilos musicais, porém o samba é algo que me cativa desde criança. Lembro-me de passar o dia todo, ouvindo as estações de rádio para gravar os sambas do Agepê, Cartola, Chico da Silva, Nelson Gonçalves e Zeca Pagodinho. Carrego essas lembranças, referências e não me nego a cair no samba (risos)”, disse.

A Semana de Música no Acre também revelou outra faceta de João Gabriel Brito, além de instrumentista, ele também soltou a voz. Na oportunidade, o supervisor da Emac cantou a música “Saravando Xangô” de cantor Noriel Vilela, fato que chamou a plateia que acompanhou a apresentação do trio Tritonum.

Nesta polivalência, João Gabriel demostra que o artista brasileiro é acima de tudo um trabalhador, que se vira mais do que 30, para fazer da sua arte, um instrumento de entretenimento, cultura, educação e resistência. Como canta o grupo de Samba, Fundo de Quintal: O Show tem que continuar!

 


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /code/wp-includes/functions.php on line 5464