“Seja você a mudança no trânsito” é o tema da Semana Nacional de Trânsito 2015, que será realizada de 18 a 25 deste mês.
A ideia é mostrar que fazer um trânsito mais seguro é uma questão de cidadania e faz parte do dia a dia de todos, sejam pedestres, ciclistas ou condutores. Por isso, a campanha convoca a sociedade a refletir sobre a necessidade de um comportamento mais responsável.
No Acre, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) vai realizar programações nas escolas, ruas, praças e em alguns estabelecimentos comerciais.
“É preciso muita criatividade para chamar a atenção, por isso, além da distribuição de material informativo, também faremos apresentações teatrais em diversos locais, até nas faixas de pedestres, cicleata e passeata, tudo para convidar as pessoas a terem uma postura diferenciada”, comenta a coordenadora da Divisão de Educação de Trânsito do Detran, Geny Polanco.
A cada dia uma média de 50 novos veículos são habilitados à circulação, de acordo com o Detran. Ao todo, o Acre tem uma frota de mais de 230 mil veículos, 154 mil só em Rio Branco. Estão habilitados à direção 213 mil pessoas, o que significa que no estado há mais de um veículo por condutor.
Com esse cenário, de pouco adianta ter ruas bem sinalizadas, com placas, faixas de pedestres, semáforos, equipamentos de fiscalização visando à redução de velocidade, se os cidadãos não se respeitarem.