Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the updraftplus domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /code/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wpforms-lite domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /code/wp-includes/functions.php on line 6114
Seminário Tríplice Hélice marca avanços na área de ciência, tecnologia e inovação – Noticias do Acre
Notice: Undefined index: noticiasdoacre-content in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Trying to get property 'src' of non-object in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Undefined index: noticiasdoacre-content in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Trying to get property 'ver' of non-object in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79
Na Ufac

Seminário Tríplice Hélice marca avanços na área de ciência, tecnologia e inovação

Vice-governadora Narazeth Araújo participou do evento (Foto: Val Fernandes/Secom)

Apoiar pesquisadores, o desenvolvimento e a propagação da ciência e tecnologia no Estado e fazer com que as pesquisas realizadas nas instituições cheguem ao mercado. Essa é uma das propostas do Seminário Triple Hélice, realizado nesta sexta-feira, 19, na Universidade Federal do Acre (Ufac).

Durante o evento foi apresentado o Código Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, que teve como relator Sibá Machado, ainda quando exercia mandato de deputado federal e do senador Jorge Viana.

A vice-governadora do Estado, Nazareth Araújo, participou do seminário que contou também com a presença do reitor da Ufac, Minoru Kinpara; do presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Mário Neto Borges que no ato representou o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações.

Nazareth Araújo ressaltou que o código permitiu avanços ao país por possibilitar o que ela classifica como “universidade empreendedora”, ao aproximar pesquisa, governo e empresários. “É a união do saber que é produzido pelas academias com o governo e a iniciativa privada. É um saber voltado para utilização empreendedora, para alavancagem, por isso que se utiliza da tríplice hélice”, pontua Nazareth.

Mário Neto Borges, presidente do CNPq, reforça que o desafio da Tríplice Hélice é, de fato, transformar o conhecimento das pesquisas desenvolvidas nas universidades em riqueza. “Isso se dá por meio da interação da academia com o setor empresarial que produz o que as pessoas têm interesse. O governo tem um papel fundamental de fazer essa articulação. O CNPq tem os programas que facilitam essa interação entre academia e a empresa”, observou o cientista.

Sibá Machado e Renata Souza entregaram uma cópia do código a Mário Neto (Foto: Val Fernandes/Secom)

Pelo desenvolvimento

O projeto da lei estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação será apresentado na tarde desta sexta-feira ao governador Tião Viana e seguirá para apreciação na Assembleia Legislativa.

Renata Souza, gestora da Sect, frisou que o Acre será o primeiro Estado a ter uma lei de acordo com o novo código. E, a partir da lei, cria-se um plano de ações, fundo de investimento e assim, as pesquisas poderão chegar ao mercado.

Sibá Machado pontuou que essa celeridade nas ações de implementação do código foi uma determinação do governador Tião Viana e que se celebrou num ato que contou com a presença estudantes, professores, pesquisadores e representantes dos setores público, privado e científico.

“O Acre mais uma vez sai na frente. Agora todas as empresas do Estado poderão fazer pesquisas junto às universidades e Instituto Federal, poderá gerar patentes”, conclui o relator do projeto.

O Seminário Tríplice Hélice foi promovido pelo governo do Estado, por meio da Secretaria de Ciência e Tecnologia do Acre (SECT) e Secretaria de Desenvolvimento da Indústria, do Comércio e dos Serviços Sustentáveis (Sedens); Fundação de Amparo à Pesquisa do Acre (Fapac) e Fundação de Tecnologia do Acre (Funtac) com apoio da Federação das Indústrias do Acre (Fieac) e instituições federais Ufac e Ifac.

Também participaram do encontro o superintendente do Sebrae/Acre, Mâncio Lima Cordeiro; o diretor da Fieac, Jorge Tomás; o presidente do Tribunal de Contas do Acre (TCE), Valmir Ribeiro; Helena Nader, presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência; Vahan Agopyan, vice-reitor no exercício da Reitoria da Universidade de São Paulo;  Sandro Roberto Valentini, reitor da Universidade Estadual Paulista.

Estudantes, pesquisadores e empresários prestigiaram o seminário (Foto: Val Fernandes/Secom)

Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /code/wp-includes/functions.php on line 5464