A Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE), por meio do Departamento de Ensino, realiza nesta quarta e quinta-feiras, dias 20 e 21, no Teatro Universitário da Universidade Federal do Acre (Ufac), a partir das 8h, o seminário que vai debater a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Do seminário participam representantes da Ufac, do Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed) e da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), além de professores e estudantes.
Entre os objetivos do seminário estão orientar os sistemas na elaboração de suas propostas curriculares, uma vez que estão previstas mudanças na política nacional de formação inicial e continuada, na infraestrutura escolar e na avaliação da educação básica.
Os resultados do seminário serão enviados ao Ministério da Educação (MEC) pelo secretário Marco Brandão e pela representante da Undime no Acre, professora Marlete Lopes, para que possam servir como sugestões ao documento sobre uma nova grade curricular no Brasil.
A proposta é fazer com que uma parte do currículo seja construída a partir de uma referência nacional comum. E que a outra parte seja diversificada, com respeito à faixa etária, à contextualização das comunidades escolares e às diferenças culturais de cada região.
A base nacional comum curricular é uma exigência colocada para o sistema educacional pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira (LDB), pelas diretrizes curriculares nacionais gerais da educação básica e pelo plano nacional de educação.