A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão do Acre (Seplag), por meio do Departamento de Humanização, firmou parceria com a Universidade Estácio-Unimeta, visando a implementação do projeto Qualidade de Vida do Servidor. A iniciativa faz parte de uma ação dentro do Planejamento Estratégico da Seplag, voltado para promover o bem-estar do servidor público.
Entender a importância dos direitos dos servidores é fundamental para aplicá-los cotidianamente, afinal, se o ambiente não for colaborativo internamente, não será possível fornecer um atendimento de qualidade aos usuários.
E aplicar a humanização para o bem-estar do servidor público é fundamental em todas as circunstâncias, mas no cenário da pandemia é uma política pública essencial, pois, por trás dos serviços prestados está o servidor que, seja em home office ou no serviço presencial, não parou.
Os atendimentos que serão ofertados pela Estácio-Unimeta aos servidores públicos da Seplag, nesse primeiro momento, serão organizados por dia da semana e especialidade, como atendimento em psicologia, nutrição, fisioterapia, educação física e enfermagem.
“Vamos fazer um projeto-piloto dentro da Seplag, com atendimento de diversas áreas voltadas à saúde e bem-estar do servidor, e vamos ampliando para as demais secretarias. A ideia é implantar um núcleo de atendimento ao servidor”, explica Aldenice Pereira, chefe do Departamento de Humanização da Seplag.
Para que as instituições funcionem de forma eficiente, adotar a humanização no setor público é fundamental. Os servidores são os principais responsáveis pelo bom funcionamento da organização e pelo andamento das demandas dos cidadãos. Sendo assim, realizar ações voltadas à promoção da cidadania, integração, sensibilização e à motivação dos gestores, servidores e usuários, permite a humanização do setor e na consequente melhoria dos atendimentos.