Por Aldeir Oliveira
A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão do Acre (Seplag), por meio do Departamento de Capacitação do Servidor (Decap), inicia nesta quarta-feira, 16, o curso de Libras Intermediário. A formação será ministrada no auditório do Instituto de Previdência do Estado do Acre (Acreprevidência), em Rio Branco, das 14 às 17h, até o dia 22 de junho. A capacitação tem como público-alvo os servidores do Estado que trabalham no atendimento ao cidadão e participaram do Curso Básico de Libras em Contexto, ministrado em 2021.
Com a oferta do curso aos servidores públicos, o governo do Estado novamente ratifica a importância da lei nº 10.436/2002, que reconhece a Libras como língua oficial da comunidade surda e garante qualidade no atendimento a todos os cidadãos de forma efetiva.
As aulas serão ministradas por Eliane Vilela da Silva, licenciada em Letras-Inglês pelo Centro Universitário UniSEB COC Interativo, graduada em Pedagogia pela Faculdade de Teologia e Filosofia (Sinal), com pós-graduação em Libras-Língua Brasileira de Sinais/Educação de Surdos/Interpretação/Tradução pela Faculdade São Francisco de Barreira (Fasb), além de possuir mais de 700 horas de formação continuada na área das Libras.
“A importância de interagir e avançar os conhecimentos já adquiridos pelos alunos do curso básico de libras eliminará a cada dia barreiras da comunicação e no atendimento em libras entre surdos e ouvintes dos setores públicos do Acre”, afirma Eliane sobre a nova fase da qualificação.
A servidora Anna Clara Vieira, que participou da primeira fase do curso, fala sobre a importância da formação: “O curso proporcionou melhor compreensão da comunidade surda. Aprendi não só sinais para a comunicação com os surdos, mas sobre inclusão, assim como reconhecer Libras como outra língua. Estou ansiosa para o próximo passo, o módulo intermediário, e estarei pronta para mais esse desafio”.