A Secretaria de Estado de Políticas para as Mulheres (SEPMulheres), lançou nesta terça-feira, 28, no Bujari a campanha estadual de enfrentamento à violência contra a mulher, com o slogan “Basta! Viver sem medo também é um direito nosso”. A ação teve início em novembro do ano passado em Cruzeiro do Sul, Rio Branco, Brasileia e Epitaciolândia, e este ano será levada aos demais municípios.
Durante todo o dia, representantes da Rede de Atendimento às Mulheres em Situação de Vulnerabilidade e Movimento Social estiveram reunidos com a secretária em exercício da SEPMulheres, Joelda Pais e a pesquisadora da Ufac, Fabiana Chaves, para receber informações a respeito da ação educativa.
Na ocasião, os participantes receberam uma capacitação em gênero, com a temática voltada para as relações sociais, feminismo e onde começa o ciclo da violência. A Lei Maria da Penha e seus mecanismos também foi pauta do debate.
“A ideia é capacitar os parceiros da Rede de Atendimento para que as nossas mulheres recebam um serviço cada dia melhor, ao passo que apresentamos a campanha à sociedade, conscientizando a todos sobre a violência e mostrando que é possível viver em sociedade de paz”, disse Pais.
Para o prefeito do Bujari, Antônio Raimundo Ramos, a iniciativa do governo vem para somar com ações gênero da prefeitura. “Nós temos uma coordenadoria da mulher e essa capacitação vem para fortalecer esse organismo”, disse.
Na próxima sexta-feira, 31, será a vez de Acrelândia receber a Campanha de Enfrentamento à Violência e as capacitações em gênero. A ação conta com o apoio da Universidade federal do Acre.