A coordenadora de Direitos Humanos da Secretaria de Estado de Políticas para as Mulheres (SEPMulheres), Joelda Pais, esteve na última quarta-feira, 14, na comunidade Terra Alta, localizada na Reserva Extrativista Cazumbá-Iracema, em Sena Madureira. A visita tem o objetivo de ampliar a divulgação da campanha estadual “Violência Contra a Mulher, Basta!” e identificar possíveis vítimas.
Durante todo o dia, mulheres, homens e adolescentes receberam palestras sobre a Lei Maria da Penha, tipos de violência, avanços e desafios das políticas públicas de gênero no Brasil com foco no Acre e puderam compreender melhor o fluxo da Rede de Atendimento à Mulher em Situação de Vulnerabilidade da regional do Purus.
Outro momento importante do encontro comunitário foi a palestra sobre Planejamento Familiar, ministrada pela parteira tradicional da SEPMulheres Zenaide Carvalho. Na ocasião, foram esclarecidas dúvidas sobre os métodos contraceptivos, gravidez na adolescência e doenças sexualmente transmissíveis.
A atividade contou com o apoio e parceria do Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio). “As palestras serviram para nos aproximar dos serviços do Estado, além de nos orientar quanto à questão da violência doméstica e do planejamento familiar”, destacou a dona de casa Ivone Santos Simão.
De acordo com o calendário de atividades da secretaria, as próximas comunidades rurais a receber a ação estão localizadas às margens do Rio Purus, em Manuel Urbano. “Até o fim do mês estaremos levando informação às ribeirinhas do Purus. Desde o ano passado estamos trabalhando nesta campanha e pretendemos desenvolvê-la em todos os municípios do Acre”, explicou Pais.