A garantia dos direitos humanos das mulheres, inclusão socioprodutiva, municipalização e fortalecimento da política de gênero e o controle social, são os pilares de atuação das políticas públicas de governo, desenvolvidas pela Secretaria de Políticas para Mulheres (SEPMulheres).
Um extenso trabalho já foi desenvolvido nestes primeiros meses. Uma dessas ações foi o atendimento itinerante de 603 mulheres pelos Centros Especializados de Atendimento à Mulher (Ceams) nas áreas de saúde, assistência social, situações de violência doméstica e sexual.
Mulheres rurais, ribeirinhas, extrativistas e indígenas dos locais mais longínquos dos 22 municípios do Acre, também foram atendidas com ações de cidadania e com informações sobre a Lei Maria da Penha.
Combate à violência contra a mulher
Outra ação relevante promovida pela SEPMulheres foi realizada em parceria com o Ministério Público Estadual, Polícia Rodoviária Federal e Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Seds) que identificaram 30 casos graves de violência contra a mulher residentes no quilômetro 35 da BR 317.
Visando diminuir estes problemas, um mutirão foi criado com 300 pessoas que participaram das rodas de conversas sobre a Lei Maria da Penha, aposentadoria e benefícios para a trabalhadora rural, homens pelo fim da violência, saúde da mulher e o planejamento familiar.
Para a titular da pasta, Concita Maia, “o governo do Estado, por meio da SEPMulheres e das instituições parceiras, tem promovido o fortalecimento e a garantia das condições para que as mulheres possam romper o ciclo da violência em suas vidas”.
Merece destaque também um trabalho em conjunto com a Secretaria de Polícia Civil que foi a implantação em Sena Madureira, Brasileia e Tarauacá de Núcleos de Atendimento às Mulheres nas delegacias de polícia, com profissionais do sexo feminino para realizar o acolhimento das mulheres que precisarem de ajuda.