A Secretaria de Pequenos Negócios, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), iniciou o curso de aperfeiçoamento para costureiras visando melhorias no corte e modelagem de tecidos e também possibilitar às profissionais um maior conhecimento sobre as máquinas que receberam.
Somente em Rio Branco, mais de 500 costureiras terão acesso aos cursos. Nesta segunda-feira,12, começaram as aulas para seis turmas, cada uma com 20 participantes.
Segundo a secretária de Pequenos Negócios, Sílvia Monteiro, a ideia do curso surgiu depois que o serviço de incubação da secretaria – que acompanha o desenvolvimento dos pequenos negócios – identificou, nas visitas domiciliares, dificuldade por parte da maioria das costureiras na parte de talhar tecidos.
A secretaria cedeu às costureiras três tipos de máquinas, galoneira, costura reta e overlock – são equipamentos modernos e as profissionais encontram dificuldade em manuseá-los. Por isso, o curso também vai abranger um reforço na capacitação para a utilização dessas máquinas. A qualificação também será realizada no interior do Estado.
Nível avançado
Haverá turmas nos três turnos. Os cursos terão duração de três semanas. Na primeira rodada são seis turmas, alcançando 120 costureiras. No término da etapa, mais seis turmas iniciam a capacitação até alcançar todas. A mediadora de uma das turmas, Gilda Oliveira, garante que o curso é de nível avançado: “As costureiras vão aperfeiçoar o que já sabem, melhorar a modelagem de tecidos e aprender a manusear essas modernas máquinas industriais”.