Claudenir Ferreira da Costa é um jovem cruzeirense que sempre acreditou no trabalho para melhorar de vida. Trabalhou muito tempo como braçal, mas, no dia em que conheceu o trabalho da Secretaria de Pequenos Negócios (SEPN), sua vida tomou outro rumo. Em 2011 fez o curso de cabeleireiro e logo arranjou emprego num salão.
Depois trabalhou algum tempo na prefeitura, mas, determinado a progredir, ele decidiu abrir seu negócio próprio, um pequeno salão no Bairro São José. A cadeira utilizada era muito simples, de plástico. Logo entrou em contato com a SEPN e recebeu uma nova cadeira e um lavatório que deram nova vida ao salão.
Os clientes começaram a aparecer e Claudenir ampliou e melhorou o salão. Colocou ar condicionado e, no dia a dia, aprimorou as técnicas de sua profissão, fazendo também luzes e pintura de cabelo. O faturamento está em crescimento, nos dias de semana varia entre R$ 50 e R$ 80, por dia, e nos sábados o movimento é maior.
Além de investir no salão, o cabeleireiro também realizou outro grande sonho: com a renda do salão, terminou de construir sua casa, onde vive feliz com a esposa e um filho: “Já lutei muito como braçal. Hoje estou num trabalho digno também, trabalho para a sociedade, conheço as pessoas e faço amizade com elas”.
Analisando positivamente o trabalho da Secretaria de Pequenos Negócios, Claudenir afirma: “O governo tem ajudado muitas pessoas a abrir seus próprios negócios. Assim dá para levar a vida e, se Deus quiser, todos vamos ser abençoados”.
A SEPN já fomentou a implantação de 800 pequenos negócios em Cruzeiro do Sul.